Cultura

Galeria Nara Roesler apresenta mostra de Bruno Dunley

Share

Foto: Divulgação

A Galeria Nara Roesler – São Paulo apresenta a exposição “Virá”, individual de Bruno Dunley, que reinaugura seu programa de exposições de 2020. “Virá” é uma seleção de pinturas e desenhos recentes do artista e estará aberta para visitação a partir do dia 30 de setembro, por meio de agendamento prévio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Virá”, título do trabalho que também nomeia a mostra, é eleito por sua força assertiva de que tempos melhores virão a partir do esforço coletivo de transformação. Dunley apresenta-nos um duplo impulso de metamorfose: o da tradição pictórica, alicerce de sua prática, assim como o de uma renovação sóciopolítica para o futuro.

Nesta mostra o artista volta a recorrer aos títulos para nomear suas obras. Na prática de Dunley, o título primeiramente foi um modo de reafirmar a imagem que aparecia na tela. Contudo, recentemente ele havia abdicado dos títulos, deixando a forma e as cores sem o apoio da linguagem verbal. Agora, os títulos são sugestivos, não mais descritivos.

Dunley tem se consolidado como um dos grandes nomes da nova geração de pintores brasileiros que, desde a primeira década dos anos 2000, têm ativamente renovado o gênero, sem abandonar a tradição histórica.

Nos trabalhos apresentados em “Virá” deparamo-nos com um pensamento expansivo da cor e do gesto, que se deslocam de uma pintura para a outra, sem, contudo, criar uma unidade temática ou de elementos. O que existe como fio condutor entre as obras são situações pictóricas que o artista revisita. Nesse sentido, deslocamento e expansão são os conceitos que se sobressaem na prática recente de Dunley, norteando sua produção.

É possível verificá-los, ainda, no trânsito entre linguagens e dimensões pela facilidade com que o artista se expressa e compõe tanto pinturas de grandes dimensões, quanto desenhos em menor tamanho, de caráter intimista.

Desde 2015, o desenho tem se tornado uma ferramenta de libertação no imaginário do artista. Sua realização veloz permite uma maior objetividade, expansão gestual e abertura para o movimento. A importância dessa técnica na produção do artista relaciona-se com um momento de transição, em que a experimentação se torna protagonista. Nas pinturas, a qualidade excessiva de suas composições, pela profusão de cores, tratamentos e pinceladas, desafiam nossa preconcepção do que é agradável ao olhar.

Em outubro, a Galeria Nara Roesler disponibilizará em suas plataformas digitais o download gratuito de uma publicação virtual com imagens de trabalhos produzidos entre 2018 e 2020, além de material crítico inédito sobre a produção do artista.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024