Top

Galeria Nara Roesler apresenta mostra de Bruno Dunley

Foto: Divulgação

A Galeria Nara Roesler – São Paulo apresenta a exposição “Virá”, individual de Bruno Dunley, que reinaugura seu programa de exposições de 2020. “Virá” é uma seleção de pinturas e desenhos recentes do artista e estará aberta para visitação a partir do dia 30 de setembro, por meio de agendamento prévio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Virá”, título do trabalho que também nomeia a mostra, é eleito por sua força assertiva de que tempos melhores virão a partir do esforço coletivo de transformação. Dunley apresenta-nos um duplo impulso de metamorfose: o da tradição pictórica, alicerce de sua prática, assim como o de uma renovação sóciopolítica para o futuro.

Nesta mostra o artista volta a recorrer aos títulos para nomear suas obras. Na prática de Dunley, o título primeiramente foi um modo de reafirmar a imagem que aparecia na tela. Contudo, recentemente ele havia abdicado dos títulos, deixando a forma e as cores sem o apoio da linguagem verbal. Agora, os títulos são sugestivos, não mais descritivos.

Dunley tem se consolidado como um dos grandes nomes da nova geração de pintores brasileiros que, desde a primeira década dos anos 2000, têm ativamente renovado o gênero, sem abandonar a tradição histórica.

Nos trabalhos apresentados em “Virá” deparamo-nos com um pensamento expansivo da cor e do gesto, que se deslocam de uma pintura para a outra, sem, contudo, criar uma unidade temática ou de elementos. O que existe como fio condutor entre as obras são situações pictóricas que o artista revisita. Nesse sentido, deslocamento e expansão são os conceitos que se sobressaem na prática recente de Dunley, norteando sua produção.

É possível verificá-los, ainda, no trânsito entre linguagens e dimensões pela facilidade com que o artista se expressa e compõe tanto pinturas de grandes dimensões, quanto desenhos em menor tamanho, de caráter intimista.

Desde 2015, o desenho tem se tornado uma ferramenta de libertação no imaginário do artista. Sua realização veloz permite uma maior objetividade, expansão gestual e abertura para o movimento. A importância dessa técnica na produção do artista relaciona-se com um momento de transição, em que a experimentação se torna protagonista. Nas pinturas, a qualidade excessiva de suas composições, pela profusão de cores, tratamentos e pinceladas, desafiam nossa preconcepção do que é agradável ao olhar.

Em outubro, a Galeria Nara Roesler disponibilizará em suas plataformas digitais o download gratuito de uma publicação virtual com imagens de trabalhos produzidos entre 2018 e 2020, além de material crítico inédito sobre a produção do artista.

Mais de Cultura