Cultura

Pinacoteca une artes visuais e música em projeto inédito

Share

Obras serão postadas diariamente no Instagram do museu (@pinacotecasp) juntamente com o link para a lista das músicas. Foto: Levi Fanan

A Pinacoteca, Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inova e lança mais uma iniciativa online, o #pinadecasa acústico, um diálogo entre artes visuais e música. Para isso, cerca de 45 pessoas, entre artistas, curadoras, curadores, dirigentes de instituições culturais, jornalistas, funcionários do museu, foram convidadas a escolher uma obra favorita de arte brasileira e montar uma playlist inspirada nela que estará disponível no Spotify da Pina.

As obras serão postadas diariamente no Instagram do museu (@pinacotecasp) com o link para a lista das músicas. Desde 16 de março de 2020, quando a Pinacoteca de São Paulo suspendeu temporariamente suas atividades presenciais, um novo projeto online de engajamento nas redes sociais foi lançado, o #pinadecasa. A partir disso, as ações foram intensificadas nas plataformas digitais (site, Facebook, Twiitter, Instagram, YouTube e Linkedin) apresentando conteúdos acessíveis sobre o acervo artístico do museu, lives com profissionais internos e convidados, tours virtuais, exposição virtual e conteúdo educativo.
Natural portanto, que passados quase 100 posts, 14 lives, e um público estimado de cerca de 300 mil pessoas alcançadas por essas inciativas, o #pinadecasa parta para uma segunda fase de conteúdos, desta vez, de forma colaborativa, com convidados.

Conectados

A Pinacoteca continua ativa em seus canais digitais com o #pinadecasa acústico, o tour virtual no site, distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo do Museu e conteúdos educativos.

Outro êxito são as visitas virtuais. A Pinacoteca de São Paulo possui dois tours virtuais, o Tour Virtual 3D, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu (www.pinacoteca.org.br). Os acessos esta plataforma este ano já superam 86 mil. Este número é três vezes maior que a totalidade dos últimos dois anos (2019 e 2018), onde foram cerca de 24 mil visitas, uma média de mil por mês. Ainda pelo Google Arts and Culture (http://bit.ly/3aG3jFA), é possível visitar a coleção.

Neste período, a instituição fez algo inédito e inaugurou, em maio, distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo da Pinacoteca, a primeira exposição de vídeos e filmes pensada especialmente para os meios digitais. A ação reúne cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos até o dia 3 de agosto no site www.pinacoteca.org.br. A página já registra mais de 5 mil visualizações.

Ainda no site da Pinacoteca (http://www.pinacoteca.org.br), o público pode assistir a um dos espetáculos mais queridos do PinaFamília, o PinaCanção – uma história cantada entre pinturas .

O Museu permanece promovendo conhecimento, debates, entretenimento e arte, auxiliando no confinamento social de quem está e pode ficar em casa. A instituição segue as orientações do Governo do Estado e dos órgãos oficiais de saúde. Todas as ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024