Top

Pinacoteca une artes visuais e música em projeto inédito

Obras serão postadas diariamente no Instagram do museu (@pinacotecasp) juntamente com o link para a lista das músicas. Foto: Levi Fanan

A Pinacoteca, Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inova e lança mais uma iniciativa online, o #pinadecasa acústico, um diálogo entre artes visuais e música. Para isso, cerca de 45 pessoas, entre artistas, curadoras, curadores, dirigentes de instituições culturais, jornalistas, funcionários do museu, foram convidadas a escolher uma obra favorita de arte brasileira e montar uma playlist inspirada nela que estará disponível no Spotify da Pina.

As obras serão postadas diariamente no Instagram do museu (@pinacotecasp) com o link para a lista das músicas. Desde 16 de março de 2020, quando a Pinacoteca de São Paulo suspendeu temporariamente suas atividades presenciais, um novo projeto online de engajamento nas redes sociais foi lançado, o #pinadecasa. A partir disso, as ações foram intensificadas nas plataformas digitais (site, Facebook, Twiitter, Instagram, YouTube e Linkedin) apresentando conteúdos acessíveis sobre o acervo artístico do museu, lives com profissionais internos e convidados, tours virtuais, exposição virtual e conteúdo educativo.
Natural portanto, que passados quase 100 posts, 14 lives, e um público estimado de cerca de 300 mil pessoas alcançadas por essas inciativas, o #pinadecasa parta para uma segunda fase de conteúdos, desta vez, de forma colaborativa, com convidados.

Conectados

A Pinacoteca continua ativa em seus canais digitais com o #pinadecasa acústico, o tour virtual no site, distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo do Museu e conteúdos educativos.

Outro êxito são as visitas virtuais. A Pinacoteca de São Paulo possui dois tours virtuais, o Tour Virtual 3D, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu (www.pinacoteca.org.br). Os acessos a esta plataforma este ano já superam 86 mil. Este número é três vezes maior que a totalidade dos últimos dois anos (2019 e 2018), onde foram cerca de 24 mil visitas, uma média de mil por mês. Ainda pelo Google Arts and Culture (http://bit.ly/3aG3jFA), é possível visitar a coleção.

Neste período, a instituição fez algo inédito e inaugurou, em maio, distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo da Pinacoteca, a primeira exposição de vídeos e filmes pensada especialmente para os meios digitais. A ação reúne cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos até o dia 3 de agosto no site www.pinacoteca.org.br. A página já registra mais de 5 mil visualizações.

Ainda no site da Pinacoteca (http://www.pinacoteca.org.br), o público pode assistir a um dos espetáculos mais queridos do PinaFamília, o PinaCanção – uma história cantada entre pinturas .

O Museu permanece promovendo conhecimento, debates, entretenimento e arte, auxiliando no confinamento social de quem está e pode ficar em casa. A instituição segue as orientações do Governo do Estado e dos órgãos oficiais de saúde. Todas as ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Mais de Cultura