Cultura

10 dicas de leitura da influencer Lari Duarte

Share

Lari Duarte – Foto: Divulgação

Assistir a filmes, séries e ler muito são coisas que todo mundo tem feito ultimamente, é uma forma de passar o tempo e de consumir cultura. Pensando nisso, a influencer Lari Duarte dedicou um tempo para selecionar dez livros que são referência para ela para dar como dicas. Veja a seguir:

1. “A Insustentável Leveza do Ser”, Milan Kundera – A narrativa se passa na República Tcheca dos anos 60 e tem como protagonistas dois casais que enfrentam questionamentos sobre a vida a dois e os embates das levezas e dos pesos do ser. É uma aula de vida.

2. “A Menina da Montanha”, Tara Westover – O livro nos aproxima das memórias da Menina da Montanha e de sua transformação em doutora, saindo de uma casa com pais conservadores e encarando um mundo com todas as suas dores e delícias.

3. “Arroz de Palma”, Francisco Azevedo – Um livro que esquenta o coração, baseado nas memórias de Antônio, descendente de portugueses que completa 88 anos, e sua família, nada extraordinária, mas linda na sua normalidade.

4. “A Civilização do Espetáculo”, Mario Vargas Llosa – Neste livro, Llosa faz uma análise pessoal e crítica sobre a visão da cultura nos tempos atuais. Debate sobre como o conteúdo é transmitido hoje, sobre como se consome entretenimento muitas vezes para se mostrar culto e não para de fato compreender a arte.

5. “O Amor nos Tempos do Cólera”, Gabriel García Márquez – A narrativa conta a história de dois jovens de realidades bem distintas, um relacionamento difícil. O amor de Florentino e Fermina é tão doído que seus sintomas mais se parecem com uma doença. Mas o autor os descreve com tanta intensidade que é impossível não acabar.

6. “Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez – A narrativa conta a história da família fundadora da cidade de Macondo e as situações vividas pelos moradores da cidade. Como o nome diz, solidão é um tema central vivido pelos personagens do livro, descrita com uma leveza até incomum. O autor é genial, a escrita é imperdível.

7. “Terra Sonâmbula”, Mia Couto – O primeiro romance de Mia Couto apresenta o cenário de Moçambique após a guerra civil, com Muidinga e seu companheiro, um velho sábio. O livro entrepõe trechos narrando a relação dos personagens com trechos do diário de Kindzu, encontrado por eles. A leitura te permite sentir uma fração de como o país ficou no pós-guerra, uma sensação de vazio, mas enriquecedora.

8. “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, Martha Batalha – Uma irmã foge de casa para viver uma paixão e a outra se torna uma dona de casa “exemplar”, mas não era o que ela queria para si. A autora aborda as desigualdades das mulheres e como, muitas vezes caladas, essas histórias se tornam invisíveis.

9. “Minha Querida Sputnik”, Haruki Murakami – É um romance que se passa no Japão e conta a história de Sumire, uma jovem de 22 anos que larga a faculdade para seguir seu sonho de se tornar romancista. A história é narrada pelo melhor amigo de Sumire e apresenta o amor de algumas perspectivas, inclusive pela não correspondida.

10. “Prisioneiras”, Drauzio Varella – É o relato de Drauzio Varella sobre o tempo que passou como voluntário médico em uma penitenciária feminina. O texto trata sobre a solidão, abandono e as condições vividas pelas mulheres encarceradas. É uma leitura impactante e um soco no estômago, mas muito necessária.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024