Top

10 dicas de leitura da influencer Lari Duarte

Lari Duarte – Foto: Divulgação

Assistir a filmes, séries e ler muito são coisas que todo mundo tem feito ultimamente, é uma forma de passar o tempo e de consumir cultura. Pensando nisso, a influencer Lari Duarte dedicou um tempo para selecionar dez livros que são referência para ela para dar como dicas. Veja a seguir:

1. “A Insustentável Leveza do Ser”, Milan Kundera – A narrativa se passa na República Tcheca dos anos 60 e tem como protagonistas dois casais que enfrentam questionamentos sobre a vida a dois e os embates das levezas e dos pesos do ser. É uma aula de vida.

2. “A Menina da Montanha”, Tara Westover – O livro nos aproxima das memórias da Menina da Montanha e de sua transformação em doutora, saindo de uma casa com pais conservadores e encarando um mundo com todas as suas dores e delícias.

3. “Arroz de Palma”, Francisco Azevedo – Um livro que esquenta o coração, baseado nas memórias de Antônio, descendente de portugueses que completa 88 anos, e sua família, nada extraordinária, mas linda na sua normalidade.

4. “A Civilização do Espetáculo”, Mario Vargas Llosa – Neste livro, Llosa faz uma análise pessoal e crítica sobre a visão da cultura nos tempos atuais. Debate sobre como o conteúdo é transmitido hoje, sobre como se consome entretenimento muitas vezes para se mostrar culto e não para de fato compreender a arte.

5. “O Amor nos Tempos do Cólera”, Gabriel García Márquez – A narrativa conta a história de dois jovens de realidades bem distintas, um relacionamento difícil. O amor de Florentino e Fermina é tão doído que seus sintomas mais se parecem com uma doença. Mas o autor os descreve com tanta intensidade que é impossível não acabar.

6. “Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez – A narrativa conta a história da família fundadora da cidade de Macondo e as situações vividas pelos moradores da cidade. Como o nome diz, solidão é um tema central vivido pelos personagens do livro, descrita com uma leveza até incomum. O autor é genial, a escrita é imperdível.

7. “Terra Sonâmbula”, Mia Couto – O primeiro romance de Mia Couto apresenta o cenário de Moçambique após a guerra civil, com Muidinga e seu companheiro, um velho sábio. O livro entrepõe trechos narrando a relação dos personagens com trechos do diário de Kindzu, encontrado por eles. A leitura te permite sentir uma fração de como o país ficou no pós-guerra, uma sensação de vazio, mas enriquecedora.

8. “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, Martha Batalha – Uma irmã foge de casa para viver uma paixão e a outra se torna uma dona de casa “exemplar”, mas não era o que ela queria para si. A autora aborda as desigualdades das mulheres e como, muitas vezes caladas, essas histórias se tornam invisíveis.

9. “Minha Querida Sputnik”, Haruki Murakami – É um romance que se passa no Japão e conta a história de Sumire, uma jovem de 22 anos que larga a faculdade para seguir seu sonho de se tornar romancista. A história é narrada pelo melhor amigo de Sumire e apresenta o amor de algumas perspectivas, inclusive pela não correspondida.

10. “Prisioneiras”, Drauzio Varella – É o relato de Drauzio Varella sobre o tempo que passou como voluntário médico em uma penitenciária feminina. O texto trata sobre a solidão, abandono e as condições vividas pelas mulheres encarceradas. É uma leitura impactante e um soco no estômago, mas muito necessária.

Mais de Cultura