Cultura

Diretor de “Sergio”, Greg Barker quis destacar “forma de ver o mundo” de diplomata morto no Iraque

Share

Ana de Armas e Wagner Moura protagonizam nova produção da Netflix (Foto: Roland Neveu/Divulgação)

Por André Aloi

“Sergio”, longa metragem que estreou esta semana na Netflix, é uma adaptação do documentário homônimo (HBO), de 2009, que tem à frente da direção o americano Greg Barker. Ele se baseou na biografia de Samantha Power para traçar as narrativas de ambos. Na nova trama, o foco central continua sendo o diplomata Sérgio Vieira de Mello, morto em 2003 em um ataque à sede das Nações Unidas no Iraque, com roteiro escrito de Craig Barton (Clube de Compras Dallas), e Wagner Moura no papel principal.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Barker quis explorar um lado mais humano e relatar seu amor por Carolina Larriera (Ana de Armas), que à época era apenas noiva, mas em 2015 ganhou da Justiça brasileira o status de mulher do Alto Comissário da ONU. “A mensagem do filme é sobre empatia e sua forma honesta de ver o mundo”, explica o diretor por telefone ao RG. Ele diz que se envolveu com a história em 2005. Naquele período, Samantha Power ainda estava escrevendo a biografia do diplomata e Barker percebeu ali uma narrativa cinematográfica. Foi quando decidiu fazer o documentário, que agora também está disponível na Netflix para fazer companhia ao longa baseado em fatos reais.

Filme se aprofunda no relacionamento do diplomata com a, então, noiva (foto: Divulgação)

Para ele, Sérgio tinha uma luta interna muito interessante: seu desejo em mudar o mundo e uma vontade de ser autêntico e verdadeiro com os mais próximos. “Foi isso que pensei que seria melhor explorado através da narrativa no filme. Demorou muito tempo para ser feito. O Wagner ficou disponível e queria interpretar Sérgio. Depois de anos e anos de progresso lento, tudo aconteceu muito rapidamente.”

Barker estava interessado em apresentar Sérgio como uma pessoa por completo. O filme fala sobre sua incrível habilidade diplomática e vai além. “Da capacidade de fazer as coisas e se conectar com pessoas, desde (uma simples) mulher que trabalha em uma cabana de tecelagem”. Até mesmo grandes políticos, como o presidente americano George W. Bush. “Ele lutou com sua própria vida pessoal.”

Wagner Moura em cena comovente no papel de Sérgio Vieira de Mello, no longa (Foto: Divulgação)

CURIOSIDADE
O longa foi desbravar três Continentes com a produção. Claro que algumas cenas foram rodadas no Brasil e no Oriente Médio, como as cenas de Iraque, reproduzidas na Jordânia – próximo ao epicentro da guerra. “Ajuda o mundo a entender as lutas da região, o (conflito) que se passou nos últimos quinze anos.” Teve ainda trechos rodados na Tailândia e Camboja, onde se passam as cenas de Timor-Leste. Aparece Nova York, nos Estados Unidos”. Um filme da ONU, com uma equipe muito internacional”, pontua.

Wagner Moura em cena de ‘Sergio’, que foi filmado em três continentes – Foto: Karima Shehata/Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024