Categories: Cultura

Sandra Cinto expõe rede de afetos no Itaú Cultural, em São Paulo

Share

Quem conhece a produção de Sandra Cinto logo pensa em ondas formando mares agitados ou imensos céus estrelados, que ela pinta com caneta de tinta permanente. Mas a exposição “Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu“, que abre nesta quarta-feira (11.03) gratuitamente, no Itaú Cultural, em São Paulo, vai além desse universo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em um arco temporal formado pelos três andares dedicados às exposições no instituto, o visitante tem contato com a essência da produção da artista e de sua evolução criativa. Traçando uma espécie de panorama desses 30 anos de dedicação à arte, navega-se entre desenhos, pinturas, esculturas, vídeos, livros de artista e projetos de arte pública.

A sua relação com outros artistas está em uma série de obras que foram referência para ela ou que dialogam com o seu trabalho. Entre elas, “Festa de São João em Ouro Preto” ( 1961), de Alberto da Veiga Guignard; “Azulejos da igrejinha Nossa Senhora de Fátima| (1958), de Athos Bulcão ou “A Grande Onda de Kanagawa”, (1829-1832), xilogravura sobre papel washi, de Katsushika Hokusai e uma clara inspiração para ela.

Há muitas peças de mulheres nesta mostra, também, em uma relação de gerações, mestras e alunas. Por exemplo, “Projeto para 1.001 Dias” (bordados) foi feito por Regina Silveira, sua professora, e a acrílica sobre tela, “Sem título” (1990), assinada por Ana Maria Tavares, também ex-aluna de Regina. Há, por sua vez, obras de artistas que foram ensinadas por Sandra, como Lia Chaia de quem é apresentado “Setamanco”, de 2009.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a primeira grande mostra do ano no Itaú Cultural apresenta o trabalho de Sandra e seus cruzamentos em quase 200 peças, algumas nunca vistas antes. A expo segue até 3 de maio, um domingo.

ACESSÍVEL
Nesta exposição, cada andar apresenta piso e obras táteis, audiodescrição, vídeoguias, e audiovisuais com interpretação em Libras, de modo a que os visitantes cegos e surdos possam apreciar o trabalho da artista. Pelo menos 18 áudios e sete objetos táteis, assim como os pisos e o mapa descritivo de cada andar e mobiliário projetado para facilitar a movimentação de cadeirantes permitem o acesso de todos os públicos aos três pisos do espaço expositivo do Itaú Cultural.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024