Top

Alexandre McQueen: a exposição “Rosas” na Bond Street

O vestido Red Rose, que percorreu a passarela de Alexander McQueen no outono de 2019, é uma peça volumosa feita de tafetá vermelho emaranhado, levou Sarah Burton a explorar o atual caso de amor da marca com rosas e a unir seu trabalho ao de seu antecessor, Lee McQueen.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O resultado é “Roses“, uma exposição localizada no segundo andar da principal loja da marca em Londres, um espaço dedicado à criação de experiências para o público.

O impressionante vestido “Rosas Vermelhas” fica no centro da sala, ao lado de fotos apresentando como foi todo o processo até seu estágio finalizado. Cercado por outras peças de um tom de vermelho semelhante que compartilham pontos característicos em comum, incluindo uma peça bordada em cristal vermelho e branco da coleção outono de 2008 de Lee McQueen, “A garota que viveu em uma árvore”, além de peças da “Viúvas de Culloden”.

Mais abaixo, peças de partes da linha outono de “Burton 2019”, incluindo a jaqueta de smoking com mangas de cetim em forma de pétalas de rosa e que foram vistas recentemente em Cate Blanchett. Estas ficam à mostra, enquanto um vídeo com a chefe do ateliê da marca Judy Halil fornece um briefing sobre processo de criação.

Outras peças em destaque exibidas na linha incluem o vestido “Sarabande”, de Lee McQueen, que foi originalmente feito com rosas de verdade e restaurado nove vezes com artificiais, mesmo que as rosas da montagem original permanecessem intactas.

Há também peças mais pesadas de hessian bordadas com flores de McQueen, ao lado de uma peça de Burton feita com tapeçaria e rosas bordadas, que destacam as divergências entre as obras dos dois criadores.

Um espaço que se assemelha à mesa de criação de padrões no estúdio de design da marca, esboços nas paredes e um vídeo tipográfico, onde Burton fala sobre seu processo criativo, oferecem aos visitantes um vislumbre do funcionamento da marca.

“Gostei do vestido vermelho-sangue, isso é muito McQueen. Eu imaginei esse grande volume ao redor do rosto, para emoldurá-lo. Enquanto a cultivávamos, parecia que tinha um toque para a rainha Elizabeth”, diz Burton em sua entrevista.

O designer abriu a exposição no início desta semana com uma palestra para os alunos e planeja liderar um programa contínuo de eventos para estudantes de faculdades de arte do Reino Unido, oferecendo ainda o espaço de exposição para os tutores darem aulas. Com informações do WWD.

 

Mais de Cultura