Categories: Cultura

Theatro Municipal estreia ópera sobre abuso, escrita por mulheres

Share

No dia 4 de setembro, às 20h, estreia no Theatro Municipal a ópera “p r i s m”, premiada produção de 2018, realizada em parceria entre a compositora Ellen Reid e a libretista Roxie Perkins, que se inspiraram em experiências pessoas para elaborar a obra que aborda assuntos relacionados à agressão feminina.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O enredo trata de um trauma decorrente de violência física e psicológica contra a mulher. Compositora e libretista contam a história do relacionamento entre uma mãe e uma filha no contexto deste tema.

“É muito sombria [a ópera]. Não tínhamos ideia de como a plateia reagiria às récitas. Falando por mim e em nome de todos do time que se empenharam pelo resultado, nós realmente acreditamos na obra e estamos emocionados com a receptividade”, revelou Reid em entrevista a crítica musical Kyle Mac Millan.

O espetáculo conta a história da jovem Bibi – interpretada pela soprano Anna Schubert – e de sua mãe idólatra, Lumee – a mezzo soprano Rebecca JoLoeb -, que vivem juntas e isoladas do mundo, trancadas em uma espécie de santuário imaculado – o prisma que dá nome à obra.

Ambas tentam se proteger de uma perigosa doença que á infectou as pernas de Bibi e a impossibilita de andar. Todos os dias, a mãe tenta dar à filha o remédio para tratar sua doença, mas cada vez que a menina está preste a tomar a medicação, o Lado de Fora do prisma irrompe com fúria assustadora, deixando Bibi com medo de tomar o remédio.

Uma noite, desesperada por agradar sua mãe, Bibi tenta tomar todas as doses de uma vez, mas é impedida por uma luz azul tóxica, que entra por debaixo da porta, atravessando o santuário. Seduzida por um sinal caleidoscópico vindo do Lado de Fora, a menina começa a se rebelar contra as ordens da mãe, rompendo o relacionamento.

Ofuscada pelas cores e pelas lembranças de sua vida, Bibi precisa escolher entre abandonar a mãe para descobrir a verdade sobre sua condição ou aceitar as histórias que ela lhe conta e suportar a vida que conhece. A obra apresenta a elasticidade da memória depois da ocorrência de um trauma e trata das distâncias a serem percorridas para “se sentir melhor”.

Representatividade
Essa abordagem vai de encontro à prerrogativa do Theatro Municipal de promover a inclusão em todas as frentes e ampliar a percepção do público sobre as possibilidades estéticas e discursivas no campo.

“A obra chega impulsionando nosso projeto artístico de diversidade e pertencimento”, explica Hugo Possolo, diretor artístico do Theatro. “Essa produção ressalta a abertura para óperas contemporâneas, cuja qualidade merece visibilidade e reconhecimento, e também aponta para a importância dessa linguagem abordar conteúdos de relevância social, como a questão do assédio”, conclui.

Produção
A menos de um ano de seu lançamento, a ópera já recebeu dois prestigiados prêmios: o Pulitzer de música de 2019 e, no final de julho, “p r i s m” foi considerada a melhor ópera inédita pelo MCANA – Music Critics Association of North America. O primeiro trabalho de Reid estreou em novembro de 2018, no Off Grand Opera de Los Angeles e participou, no início deste ano, do Festival Prototype, em Nova York. Isso faz com que São Paulo seja a terceira cidade do mundo a receber a produção.

Com direção cênica de James Darrah e produção de Beth Morrison Projects, os espetáculos serão acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob direção musical e regência de Roberto Minczuk e participação do Coral Paulistano, dirigido pela maestrina Naomi Munakata.

As récitas acontecem até o dia 14 de setembro e no dia 8, às 18h, acontece uma sessão com audiodescrição. Nos dias 6 e 7 de setembro, ocorre o ciclo de conversas “Diálogos Prismados: A voz e a arte das mulheres”, com participação de diversas dramaturgas, artistas e outras profissionais que debaterão os desafios da mulher no mundo da música e ópera. Com curadoria de Camila Fresca e Marici Salomão, o evento terá entrada franca e acontecerá na Sala do Conservatório na Praça das Artes.

“p r i s m”
Local: Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo
Data: 4, 5, 7, 8, 10, 11, 13 e 14 de setembro, às 20h
Ingressos: à venda pelo site theatromunicipal.org.br ou na bilheteria do Theatro Municipal.
Classificação indicativa: 16 anos

 

Foto: Noah Stern Weber
Foto: Noah Stern Weber
Foto: Noah Stern Weber
Foto: Noah Stern Weber
Foto: Maria Baranova
Foto: Maria Baranova
Foto: Maria Baranova
Foto: Maria Baranova
Foto: Maria Baranova

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024