Top

Theatro Municipal estreia ópera sobre abuso, escrita por mulheres

No dia 4 de setembro, às 20h, estreia no Theatro Municipal a ópera “p r i s m”, premiada produção de 2018, realizada em parceria entre a compositora Ellen Reid e a libretista Roxie Perkins, que se inspiraram em experiências pessoas para elaborar a obra que aborda assuntos relacionados à agressão feminina.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O enredo trata de um trauma decorrente de violência física e psicológica contra a mulher. Compositora e libretista contam a história do relacionamento entre uma mãe e uma filha no contexto deste tema.

“É muito sombria [a ópera]. Não tínhamos ideia de como a plateia reagiria às récitas. Falando por mim e em nome de todos do time que se empenharam pelo resultado, nós realmente acreditamos na obra e estamos emocionados com a receptividade”, revelou Reid em entrevista a crítica musical Kyle Mac Millan.

O espetáculo conta a história da jovem Bibi – interpretada pela soprano Anna Schubert – e de sua mãe idólatra, Lumee – a mezzo soprano Rebecca JoLoeb -, que vivem juntas e isoladas do mundo, trancadas em uma espécie de santuário imaculado – o prisma que dá nome à obra.

Ambas tentam se proteger de uma perigosa doença que á infectou as pernas de Bibi e a impossibilita de andar. Todos os dias, a mãe tenta dar à filha o remédio para tratar sua doença, mas cada vez que a menina está preste a tomar a medicação, o Lado de Fora do prisma irrompe com fúria assustadora, deixando Bibi com medo de tomar o remédio.

Uma noite, desesperada por agradar sua mãe, Bibi tenta tomar todas as doses de uma vez, mas é impedida por uma luz azul tóxica, que entra por debaixo da porta, atravessando o santuário. Seduzida por um sinal caleidoscópico vindo do Lado de Fora, a menina começa a se rebelar contra as ordens da mãe, rompendo o relacionamento.

Ofuscada pelas cores e pelas lembranças de sua vida, Bibi precisa escolher entre abandonar a mãe para descobrir a verdade sobre sua condição ou aceitar as histórias que ela lhe conta e suportar a vida que conhece. A obra apresenta a elasticidade da memória depois da ocorrência de um trauma e trata das distâncias a serem percorridas para “se sentir melhor”.

Representatividade
Essa abordagem vai de encontro à prerrogativa do Theatro Municipal de promover a inclusão em todas as frentes e ampliar a percepção do público sobre as possibilidades estéticas e discursivas no campo.

“A obra chega impulsionando nosso projeto artístico de diversidade e pertencimento”, explica Hugo Possolo, diretor artístico do Theatro. “Essa produção ressalta a abertura para óperas contemporâneas, cuja qualidade merece visibilidade e reconhecimento, e também aponta para a importância dessa linguagem abordar conteúdos de relevância social, como a questão do assédio”, conclui.

Produção
A menos de um ano de seu lançamento, a ópera já recebeu dois prestigiados prêmios: o Pulitzer de música de 2019 e, no final de julho, “p r i s m” foi considerada a melhor ópera inédita pelo MCANA – Music Critics Association of North America. O primeiro trabalho de Reid estreou em novembro de 2018, no Off Grand Opera de Los Angeles e participou, no início deste ano, do Festival Prototype, em Nova York. Isso faz com que São Paulo seja a terceira cidade do mundo a receber a produção.

Com direção cênica de James Darrah e produção de Beth Morrison Projects, os espetáculos serão acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob direção musical e regência de Roberto Minczuk e participação do Coral Paulistano, dirigido pela maestrina Naomi Munakata.

As récitas acontecem até o dia 14 de setembro e no dia 8, às 18h, acontece uma sessão com audiodescrição. Nos dias 6 e 7 de setembro, ocorre o ciclo de conversas “Diálogos Prismados: A voz e a arte das mulheres”, com participação de diversas dramaturgas, artistas e outras profissionais que debaterão os desafios da mulher no mundo da música e ópera. Com curadoria de Camila Fresca e Marici Salomão, o evento terá entrada franca e acontecerá na Sala do Conservatório na Praça das Artes.

“p r i s m”
Local: Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo
Data: 4, 5, 7, 8, 10, 11, 13 e 14 de setembro, às 20h
Ingressos: à venda pelo site theatromunicipal.org.br ou na bilheteria do Theatro Municipal.
Classificação indicativa: 16 anos

 

Mais de Cultura