Categories: Cultura

FoodTechs: a tecnologia chegou à sua mesa

Share

Por Marcos Tenório

Já parou pra pensar a quantidade de pessoas com alguma intolerância ou sensibilidade a certos tipos de alimento que estamos conhecendo atualmente? E por que os movimentos vegetarianos e veganos que têm crescido exponencialmente pelo mundo? O mercado está ouvindo essas pessoas e isso está mudando o que você come, para melhor.

Há algum tempo, por posicionamento ideológico, muita gente tem se tornado vegetariana ou vegana. A restrição de alimentos de origem animal vem se tornando cada vez mais comum por motivos que vão desde a empatia com sofrimento animal e também pela preservação de recursos naturais como água.

Mas o que a água tem a ver com isso? Nosso agronegócio é o maior consumidor de água do País e, para produzir um quilo de carne bovina, o consumo chega a 15 mil litros de água, um recurso que anda cada vez mais escasso e preocupante em um mundo com a população crescente.

Pensando nisso, surgem as FoodTechs, empresas com estilo de startups que pensam a tecnologia em favor da produção de alimentos. Essas empresas buscam otimizar os processos produtivos pensando nos gargalos que nós já conhecemos e também utilizar novas fontes de matérias-primas mais abundantes de sustentáveis.

Assim como as FinTechs, que utilizaram a base tecnológica das startups e recriaram os bancos, as FoodTechs se propõem a recriar o que nós comemos. A partir de pesquisas científicas e experimentos com a substituição de ingredientes, aumentando assim os nutrientes ou reduzindo os riscos de reação a algum componente da fórmula como lactose, glúten, ovos, entre outras tantas restrições.

A NotCo é uma empresa Chilena que está ganhando os holofotes mundiais, criada por um trio de amigos – Pablo Zamora, Matías Muchníck e Karim Pichara – com apenas US$ 250 mil, ela recebeu um grande aporte recentemente do homem mais rico do mundo. Jeff Bezos, o dono da Amazon fez o seu primeiro investimento na América Latina justamente em uma empresa FoodTech.

O primeiro produto da NotCo já foi lançado no Chile e chegou a uma grande rede de supermercados no Brasil, a NotMayo é uma não maionese, chamada assim por não conter ovos em sua composição, no lugar deles, é usado o grão de bico, óleo de canola, semente de mostarda e vinagre de uva.

A empresa promete o mesmo sabor da maionese super calórica que conhecemos, para isso, eles usam inteligência artificial – chamada de Chef Giuseppe – para fazer combinações entre ingredientes para chegar o mais próximo possível do sabor original. Os próximos lançamentos previstos são o NotMilk, sem leite de vaca nem soja e o NotIceCream.

A Nuggs é outro exemplo disso, criada por Ben Pasternak, um jovem australiano de apenas 19 anos que se preocupou em explorar grandes problemas e formas de resolvê-los. Ele percebeu que a produção de proteína animal era um grande problema e focou nos conhecidos – e condenados por muitos – nuggets que fazem sucesso no mundo todo.

Com o slogan: “Te mata mais devagar”, ele lançou um produto que tem 22g de proteína e 180 calorias (ou seja: cerca de duas vezes mais proteína e 20% menos calorias do que o empanado de frango que conhecemos), além de zero colesterol. O segredo dele? Ervilha. Além disso, sua forma de comercialização é centralizada em seu website, para garantir a qualidade do produto.

Dessa forma, o produto atende, além das pessoas que têm algum tipo de restrição, as que decidiram ter uma dieta menos calórica e com mais proteínas. Um movimento mundial que vem crescendo a cada dia de maiores cuidados com a alimentação.

Grandes redes de fast-food estão de olho nesse mercado, a rede americana Burger King está testando o Impossible Whopper, uma versão vegana do seu famoso sanduíche, utilizando a matéria prima da Impossible Foods, uma das maiores fabricantes de Carne plant-based do mundo, que concorre com a Beyond Meat, ambas têm sua própria versão do sangue da carne feito a partir de uma molécula chamada heme ou de beterraba.

O Brasil, maior produtor de alimentos do mundo, também possui FoodTechs. A maioria presta serviços de gestão de empresas alimentícias em pontos de venda ou de gerenciamento do estoque.

Outras se propõem a criar soluções personalizadas de alimentação para quem não tem tempo ou não sabe cozinhar. Um estudo da LIGA Insights mapeou essas empresas no país inteiro e conseguiu identificar 332 startups que trabalham a cadeia de alimentação, dividindo-as em 16 categorias.

A Liga dividiu as FoodTechs em: Alimentação em casa e no trabalho, Farm-to-table, Gestão do varejo, Informação e Orientação, Logística e Entrega, marketplace de alimentos e delivery, marketplace B2B, marketplace para a produção, Novos Alimentos e Bebidas, Novos Canais de Vendas, Promoção do Varejo, Qualidade e Monitoramento, Reaproveitamento de Resíduos e Descartes, Serviços em Bebidas, Shoppers e Tecnologias para Produção.

A mais famosa delas é o iFood, considerada um unicórnio, nome que se dá a startups que alcançam o valor de US$ 1 bilhão no mercado. O aplicativo recebe cerca de 500 mil pedidos por dia e foca suas atividades no delivery. Figura nas categorias de delivery, marketplace e logística.

O estudo lista várias empresas que trabalham todas as etapas do processo produtivo de alimentação, a maioria delas focadas na venda e distribuição dos produtos. As categorias de desenvolvimento listam 43 empresas que propõem a criação de novos alimentos e 54 de tecnologias para produção.

Recentemente, a Behind the Foods, fundada por Leandro Mendes e Maria Luiza Mendes, lançou o seu Hambúrguer Plant Based, feito completamente a partir de origem vegetal, sem proteína animal.

A “carne” da Behind The Foods é criada com um blend de batatas, jaca, goma xantana e proteína isolada de soja. A parte líquida, que imita o sangue, é composta por extratos naturais de beterraba e urucum. Já a gordura é de óleo de coco e de palma.

A empresa avalia que uma porção de 100 g do hambúrguer vegano tenha 87 calorias, 4,8 gramas de carboidratos, 12 gramas de proteínas e 5,8 gramas de gorduras totais, 1,4 gramas de fibras alimentares e 218 miligramas de sódio. O alimento também possui 1,8g de gordura saturada e não possui gordura trans.

O lançamento do produto aconteceu no dia 11 de junho em uma hamburgueria de São Paulo e a distribuição está sendo feita para 10 hamburguerias em São Paulo e Rio de Janeiro inicialmente. A ideia é vender porções de 1kg que possam ser moldadas para criar Hambúrgueres, Kafta, Almôndega ou outros produtos derivados.

O futuro da nossa alimentação passa pela reinvenção de nossos processos e melhoria dos produtos sustentáveis. Não é porque é saudável que não pode ser gostoso e as FoodTechs estão aí para resolver essa lacuna, criando novos sabores, novos produtos e novas texturas que se aproximam do original.  Sua comida está precisando de uma atualização!

Uma coisa é certa, o quadro nutricional é um grande ponto positivo desses novos alimentos, muitas vezes com dados bem mais positivos que os alimentos que eles se propõem a substituir. Mas ainda é necessário criar novas soluções com preços mais próximos dos originais pois, essa realidade ainda está muito distante da maioria das pessoas.

Quer fazer sugestões de temas para a coluna? Escreva para contato@marcostenorio.com

Marcos Tenório é designer, sócio da Kalulu Design&Comunicação, mestrando em Design de Artefatos Digitais pela Universidade Federal de Pernambuco, mentor de Design no Armazém da Criatividade e professor em Design de Interiores na Uninassau. Criador do Podcast MaybeCast, nas principais plataformas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024