Eduardo Srur vive na maior parte do tempo em São Paulo, embora viaje constantemente para mostrar seu trabalho em outros países. Formado em artes plásticas, começou a carreira com a linguagem de pintura nos anos 90 e ganhou a atenção do público com obras que utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e para o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O artista está com um novo projeto artístico na cidade, no Largo da Batata, em Pinheiros, e no Parque do Povo, no Itaim Bibi. As duas novas instalações são dois grandes barcos laranjas, com milhares de tulipas e coroas, e uma representação da bandeira de Amsterdã.
“Parte das minhas obras tem a água como elemento de criação. Neste projeto, os barcos estarão apoiados sobre o concreto e na grama do parque para nos lembrar dos rios enterrados da cidade. A vida é melhor quando navegamos”, diz o artista.
As tulipas reforçam o símbolo do país europeu, e a coroa remete ao King’s Day (Dia do Rei), comemorado dia 27 de abril na Holanda. A data é o maior feriado daquele país, e a celebração pode ser comparada ao Carnaval de rua brasileiro.
No dia 19 de abril, a obra do Largo da Batata será transportada para praça Victor Civita, em Pinheiros, onde fará parte de uma ativação que vai apresentar o melhor de Amsterdã em São Paulo. As intervenções urbanas ficam expostas até o dia 28 de abril e, ao final, o público poderá levar as tulipas que compõem a instalação.