Top

Artista Eduardo Srur traz Amsterdã para São Paulo

Eduardo Srur vive na maior parte do tempo em São Paulo, embora viaje constantemente para mostrar seu trabalho em outros países. Formado em artes plásticas, começou a carreira com a linguagem de pintura nos anos 90 e ganhou a atenção do público com obras que utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e para o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O artista está com um novo projeto artístico na cidade, no Largo da Batata, em Pinheiros, e no Parque do Povo, no Itaim Bibi. As duas novas instalações são dois grandes barcos laranjas, com milhares de tulipas e coroas, e uma representação da bandeira de Amsterdã.

“Parte das minhas obras tem a água como elemento de criação. Neste projeto, os barcos estarão apoiados sobre o concreto e na grama do parque para nos lembrar dos rios enterrados da cidade. A vida é melhor quando navegamos”, diz o artista.

As tulipas reforçam o símbolo do país europeu, e a coroa remete ao King’s Day (Dia do Rei), comemorado dia 27 de abril na Holanda. A data é o maior feriado daquele país, e a celebração pode ser comparada ao Carnaval de rua brasileiro.

No dia 19 de abril, a obra do Largo da Batata será transportada para praça Victor Civita, em Pinheiros, onde fará parte de uma ativação que vai apresentar o melhor de Amsterdã em São Paulo. As intervenções urbanas ficam expostas até o dia 28 de abril e, ao final, o público poderá levar as tulipas que compõem a instalação.

Mais de Cultura