Categories: Cultura

Alê Youssef lança “Baixo Augusta: A Cidade É Nossa”

Share

Nesta quinta-feira (21.02), acontece o lançamento do livro “Baixo Augusta: A Cidade É Nossa”, escrito por Alê Youssef. Secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, mestre em filosofia, advogado e produtor cultural, Youssef encarou o desafio de mergulhar na história do bairro que atraiu uma série de manifestações artísticas e comportamentais que geraram uma diversidade especial e um ambiente rico para impulsionar a arte, a cultura, o ativismo e o empreendedorismo da maior cidade do hemisfério sul.

O evento acontece na Casa do Baixo Augusta, a partir das 19h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Youssef decidiu navegar pela história de uma importante região central que também está, intrinsecamente, conectada a sua trajetória. A expressão “Baixo Augusta” começou a ser usada com frequência em 2008, ano que marca a explosão da diversidade da região e o funcionamento das mais importantes casas noturnas.

Um ano depois, surgiu o Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco carnavalesco do qual é um dos fundadores, e que está completando 10 anos neste Carnaval. O bloco foi o primeiro movimento social que usou o nome tal qual ele ficou conhecido, e capitaneou a retomada do carnaval de rua paulistano, reunindo mais de 1 milhão de foliões no desfile oficial de 2018.

No prefácio escrito por Marcelo Tas, o jornalista aponta a difícil tarefa abraçada fielmente pelo autor: “As décadas mutantes da rua Augusta, da boemia-prostituição-neon ao mix comércio-de-rua-carrões-importados com o reduto democrático-underground-carnavalesco atual, passando pelo rock’n’roll-milkshake-motorsport da Jovem Guarda, são um desafio robusto para qualquer historiador”.

Ao longo de 144 páginas, Youssef reforça a importância de diversos movimentos protagonizados pela juventude paulistana, da Jovem Guarda à efervescência de festas dos anos 2000 que conviviam com a ilegalidade e a diversidade de um ambiente underground e tão livre, passando também pela cena teatral da Praça Roosevelt. Impulsionados pelo ambiente artístico e noturno, começam a surgir pequenos empreendimentos feitos por e para jovens, como lojas colaborativas, marcas de novos estilistas, tatuadores e restaurantes.

“O livro é a história do nosso bairro, sob meu ponto de vista pessoal. Fala do nosso quintal, desde o pós-guerra, passando pelo o red light district dos neons, pelas casas noturnas seminais do samba ao rock, pelo quartel general Vegas, pela plataforma de lançamentos Studio SP, remontando o que esses locais representaram, e o que surgiu ao redor. Até chegar no Acadêmicos do Baixo Augusta, o bloco ativista, que fez de seu carnaval uma luta pelo direito à cidade”, relata o autor.

Ainda nesta noite, além do lançamento do livro, a Casa do Baixo Augusta receberá a exposição fotográfica “Apavora, Mas Não Assusta”, de Frâncio de Holanda, sobre os 10 anos do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. A noite se encerra com performance e show do rapper Edgar.

Lançamento do livro “Baixo Augusta: A Cidade É Nossa”, de Alê Youssef
21 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19h – R. Rêgo Freitas, 553,  República, São Paulo.

Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024