Top

Alê Youssef lança “Baixo Augusta: A Cidade É Nossa”

Nesta quinta-feira (21.02), acontece o lançamento do livro “Baixo Augusta: A Cidade É Nossa”, escrito por Alê Youssef. Secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, mestre em filosofia, advogado e produtor cultural, Youssef encarou o desafio de mergulhar na história do bairro que atraiu uma série de manifestações artísticas e comportamentais que geraram uma diversidade especial e um ambiente rico para impulsionar a arte, a cultura, o ativismo e o empreendedorismo da maior cidade do hemisfério sul.

O evento acontece na Casa do Baixo Augusta, a partir das 19h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Youssef decidiu navegar pela história de uma importante região central que também está, intrinsecamente, conectada a sua trajetória. A expressão “Baixo Augusta” começou a ser usada com frequência em 2008, ano que marca a explosão da diversidade da região e o funcionamento das mais importantes casas noturnas.

Um ano depois, surgiu o Acadêmicos do Baixo Augusta, bloco carnavalesco do qual é um dos fundadores, e que está completando 10 anos neste Carnaval. O bloco foi o primeiro movimento social que usou o nome tal qual ele ficou conhecido, e capitaneou a retomada do carnaval de rua paulistano, reunindo mais de 1 milhão de foliões no desfile oficial de 2018.

No prefácio escrito por Marcelo Tas, o jornalista aponta a difícil tarefa abraçada fielmente pelo autor: “As décadas mutantes da rua Augusta, da boemia-prostituição-neon ao mix comércio-de-rua-carrões-importados com o reduto democrático-underground-carnavalesco atual, passando pelo rock’n’roll-milkshake-motorsport da Jovem Guarda, são um desafio robusto para qualquer historiador”.

Ao longo de 144 páginas, Youssef reforça a importância de diversos movimentos protagonizados pela juventude paulistana, da Jovem Guarda à efervescência de festas dos anos 2000 que conviviam com a ilegalidade e a diversidade de um ambiente underground e tão livre, passando também pela cena teatral da Praça Roosevelt. Impulsionados pelo ambiente artístico e noturno, começam a surgir pequenos empreendimentos feitos por e para jovens, como lojas colaborativas, marcas de novos estilistas, tatuadores e restaurantes.

“O livro é a história do nosso bairro, sob meu ponto de vista pessoal. Fala do nosso quintal, desde o pós-guerra, passando pelo o red light district dos neons, pelas casas noturnas seminais do samba ao rock, pelo quartel general Vegas, pela plataforma de lançamentos Studio SP, remontando o que esses locais representaram, e o que surgiu ao redor. Até chegar no Acadêmicos do Baixo Augusta, o bloco ativista, que fez de seu carnaval uma luta pelo direito à cidade”, relata o autor.

Ainda nesta noite, além do lançamento do livro, a Casa do Baixo Augusta receberá a exposição fotográfica “Apavora, Mas Não Assusta”, de Frâncio de Holanda, sobre os 10 anos do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. A noite se encerra com performance e show do rapper Edgar.

Lançamento do livro “Baixo Augusta: A Cidade É Nossa”, de Alê Youssef
21 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19h – R. Rêgo Freitas, 553,  República, São Paulo.

Mais de Cultura