Um documentário sobre Aretha Franklin finalmente vai ser lançado, 46 anos depois de ser filmado. Gravado pelo diretor Sydney Pollack, em 1972, o filme ganhou o nome “Amazing Grace” e relata a carreira da cantora que faleceu em agosto, com 76 anos.
SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM
O documentário foi filmado em duas noites na igreja New Temple Missionary Baptist Church, em Los Angeles. Esse foi o lugar escolhido por Aretha para gravar a versão ao vivo de “Amazing Grace”. Na época, Pollack cometeu o erro de não usar uma claquete durante as filmagens, o que dificultou a edição das 20 horas gravadas. A claquete facilita que vídeo e som tenham uma sincronização exata.
Por causa disso e de diversas complicações legais, o filme passou décadas sem ser editado e só foi completado em 2011, quando o produtor Alan Elliot (que adquiriu os direitos do documentário em 2007) e seu time usaram tecnologia digital para editar as filmagens.
“Os fãs de Aretha vão ficar encantados por cada momento do filme, já que sua genialidade, sua devoção por Deus e seu espírito estão presentes em cada take”, afirmou Elliot em um comunicado.
Na próxima segunda-feira (12), o filme finalmente será lançado, no festival DOC NYC. A estreia recebeu aprovação dos tutores de Aretha e as permissões legais necessárias. Aparentemente, o documentário ganhará uma premiere maior no começo do ano, possivelmente coincidindo com o aniversário de Martin Luther King Jr, no dia 15 de janeiro.
“‘Amazing Grace’ é o coração e a alma de Aretha Franklin. Seus fãs precisam ver este filme, que é são puro e feliz”, disse Sabrina Owens, sobrinha e tutora dos bens da cantora.