Top

Depois de 46 anos, documentário sobre Aretha Franklin ganha data de lançamento

Um documentário sobre Aretha Franklin finalmente vai ser lançado, 46 anos depois de ser filmado. Gravado pelo diretor Sydney Pollack, em 1972, o filme ganhou o nome “Amazing Grace” e relata a carreira da cantora que faleceu em agosto, com 76 anos.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O documentário foi filmado em duas noites na igreja New Temple Missionary Baptist Church, em Los Angeles. Esse foi o lugar escolhido por Aretha para gravar a versão ao vivo de “Amazing Grace”. Na época, Pollack cometeu o erro de não usar uma claquete durante as filmagens, o que dificultou a edição das 20 horas gravadas. A claquete facilita que vídeo e som tenham uma sincronização exata.

Por causa disso e de diversas complicações legais, o filme passou décadas sem ser editado e só foi completado em 2011, quando o produtor Alan Elliot (que adquiriu os direitos do documentário em 2007) e seu time usaram tecnologia digital para editar as filmagens.

“Os fãs de Aretha vão ficar encantados por cada momento do filme, já que sua genialidade, sua devoção por Deus e seu espírito estão presentes em cada take”, afirmou Elliot em um comunicado.

Na próxima segunda-feira (12), o filme finalmente será lançado, no festival DOC NYC. A estreia recebeu aprovação dos tutores de Aretha e as permissões legais necessárias. Aparentemente, o documentário ganhará uma premiere maior no começo do ano, possivelmente coincidindo com o aniversário de Martin Luther King Jr, no dia 15 de janeiro.

“‘Amazing Grace’ é o coração e a alma de Aretha Franklin. Seus fãs precisam ver este filme, que é são puro e feliz”, disse Sabrina Owens, sobrinha e tutora dos bens da cantora.

Mais de Cultura