Sabe aquela estátua intitulada “Fearless Girl” (“Menina Sem Medo”), da artista Kristen Visbal, que estava no Distrito Financeiro de Manhattan, em Nova York, desde 2017? Ela partiu em viagem e não voltará mais para o local. Explicamos!
SIGA RG NO INSTAGRAM
A viagem é porque a estátua ficará exposta no Castelo de Dublin, na Irlanda, entre 6 e 8 de novembro. Depois disso, ela vai se mudar para a Bolsa de Valores de Nova York. Por quê? Bem, o que originalmente foi aclamado como um símbolo feminista azedou para muitos quando foi revelado que a estátua, na verdade, foi encomendada para uma campanha publicitária. A empresa financeira State Street Global Advisors trabalhou com a empresa de publicidade McCann New York para criar o trabalho a fim de o seu Índice de Diversidade de Gênero, um fundo negociado em bolsa para empresas lideradas por mulheres.
A “Feraless Girl” se tornou uma sensação instantânea do Instagram quando foi instalada em Nova York para o Dia Internacional da Mulher, em 2017. O prefeito Bill de Blasio, então, foi estendendo o prazo em que a estátua estava no local, até anunciar, em fevereiro de 2018, que a obra seria uma peça permanente.
Só que isso não agradou Arturo Di Modica, o artista que criou o “Charging Bull” (o touro de Wall Street). A estátua, segundo ele, pretendia incorporar a resiliência do povo americano na esteira da recessão de 1987, mas a presença da garota desafiadora a transformava em um símbolo da ganância capitalista patriarcal. Em contraste com as origens corporativas da “Fearless Girl”, o “Charging Bull” foi instalado, em estilo de guerrilha, em frente à Bolsa de Valores de Nova York em 1989.