Top

Estátua de menina valente viaja por birra do touro de Wall Street

Sabe aquela estátua intitulada “Fearless Girl” (“Menina Sem Medo”), da artista Kristen Visbal, que estava no Distrito Financeiro de Manhattan, em Nova York, desde 2017? Ela partiu em viagem e não voltará mais para o local. Explicamos!

SIGA RG NO INSTAGRAM

A viagem é porque a estátua ficará exposta no Castelo de Dublin, na Irlanda, entre 6 e 8 de novembro. Depois disso, ela vai se mudar para a Bolsa de Valores de Nova York. Por quê? Bem, o que originalmente foi aclamado como um símbolo feminista azedou para muitos quando foi revelado que a estátua, na verdade, foi encomendada para uma campanha publicitária. A empresa financeira State Street Global Advisors trabalhou com a empresa de publicidade McCann New York para criar o trabalho a fim de o seu Índice de Diversidade de Gênero, um fundo negociado em bolsa para empresas lideradas por mulheres.

A “Feraless Girl” se tornou uma sensação instantânea do Instagram quando foi instalada em Nova York para o Dia Internacional da Mulher, em 2017. O prefeito Bill de Blasio, então, foi estendendo o prazo em que a estátua estava no local, até anunciar, em fevereiro de 2018, que a obra seria uma peça permanente.

Só que isso não agradou Arturo Di Modica, o artista que criou o “Charging Bull” (o touro de Wall Street). A estátua, segundo ele, pretendia incorporar a resiliência do povo americano na esteira da recessão de 1987, mas a presença da garota desafiadora a transformava em um símbolo da ganância capitalista patriarcal. Em contraste com as origens corporativas da “Fearless Girl”, o “Charging Bull” foi instalado, em estilo de guerrilha, em frente à Bolsa de Valores de Nova York em 1989.

Mais de Cultura