Categories: Cultura

“Me transformei ao conhecer a realidade”, diz Pedro Neschling sobre livro com personagem trans

Share

Umas das promessas da literatura brasileira contemporânea, Pedro Henrique Neschling saiu da zona de conforto ao escrever seu novo livro. Supernormal conta a história de Beto e André, que perdem o contato e, após anos, se encontram por acaso na rua. André agora é Helena, mulher trans bem-sucedida que, aos poucos, apresenta outra visão de vida ao antigo colega.

“O livro fala sobre desconstrução da norma a partir da colisão de mundos de dois amigos de infância. Então busquei construir as vidas desses dois personagens principais, Beto e Helena, da maneira mais antagônica possível”, conta o autor em papo com RG.

“Enquanto ele é um advogado que trabalha no escritório da mãe, leva uma vida padrão do padrão do padrão, queria que ela fosse um retrato do mundo contemporâneo, e achei que ser especialista em estratégias digitais seria uma ocupação interessante”, diz o autor sobre os protagonistas da obra. “Helena é livre, trabalha em coworkings e cafés, de casa ou de qualquer lugar. Faz com que Beto conheça uma realidade que sequer imaginava existir”.

Uma das coisas que chamam atenção no livro é como Pedro foge da mesmice de, por exemplo, mostrar as transexuais apenas como prostitutas ou trabalhadoras da noite.

“Queria que a questão da transexualidade da Helena fosse retratada da forma mais orgânica possível, e não como ‘temática’. Quis retratar o universo trans sem o estereótipo da visão cisgênera, de um ‘universo marginalizado’ — embora, infelizmente, os índices de violência contra trans ainda sejam absurdos em nosso país, com o triste recorde de sermos o país que mais mata LGBT no mundo, tornando a vida dessas pessoas muito difícil. Mas ‘Helenas’ existem, e espero que apareçam cada vez mais”, acrescenta em nossa conversa.

Atualmente trabalhando na adaptação do livro, o ator, que tem várias novelas, filmes e peças de teatro no currículo, descarta a possibilidade de protagonizar a versão cinematográfica de Supernormal. “Vou dirigir o projeto, o que inviabiliza qualquer chance de interpretar o Beto — já fiz essa besteira de dirigir e atuar ao mesmo tempo antes e não pretendo mais repetir o erro (risos)”.

Durante o processo criativo, Pedro conversou com algumas pessoas trans, como a conhecida acadêmica Amara Moira, para entender suas vivências e construir a personagem Helena.

Já Beto foi criado, segundo o autor, em cima dos conceitos mais universais do que se esperava de um homem cis branco hétero de sua geração. “Queria ele o mais dentro do que se dizia ‘normal’ em nossa sociedade. E daí vem os seus questionamentos, suas dúvidas e confusões a partir do momento em que ele reencontra Helena e se depara com seu ‘novo mundo’”, explica o escritor.

“Minhas conversas com pessoas trans ao longo do processo foram fundamentais para não cair nos muitos equívocos que minha vivência cis trazia da transexualidade”, adiciona Pedro. “Conversar com pessoas como a Amara Moira é sempre um aprendizado, me sinto transformado ao conversar com ela, assim como me transformei ao conhecer a realidade de cada uma das outras que foram generosas de dividir suas histórias comigo”.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024