Categories: Cultura

Museu nos EUA abre exposição dedicada à vida e obra de Oprah Winfrey

Share

Que Oprah Winfrey é uma das maiores celebridades norte-americanas, isso não há dúvidas. Mas para consolidar o fato, a vida e obra da apresentadora será tema de exposição no National Museum of African American History and Culture, em Washington DC.

Com inauguração nesta sexta-feira (8), a mostra “Watching Oprah: The Oprah Winfrey Show and American Culture” irá reunir clipes, segmentos de entrevistas, figurinos de filmes e fotografias pessoais de Oprah. A intenção da exibição é explorar o que influenciou a carreira da apresentadora e analisar como o seu trabalho moldou os Estados Unidos.

Os curadores Rhea L. Combs e Kathleen Kendrick trabalharam junto com a apresentadora e sua equipe para conseguir os empréstimos para a exibição e checar fatos e informações sobre sua história. “Nós damos um contexto para entender não apenas quem é Oprah Winfrey, mas também como ela se tornou esta figura global”, explica Kendrick para o jornal Washington Post.

A primeira parte da exposição explora a infância e começo de carreira da homenageada, e como as mudanças culturais dos anos 1950 e 1960 influenciaram a sua visão de mundo. “Direitos civis, movimento feminista e o panorama da mídia, ela é um ponto de intersecção de todos estes momentos”, diz Combs. “Assim, ela se torna alguém vanguardista, que discute assuntos da época, como racismo e orientação sexual”.

A parte do meio se aprofunda nos 25 anos do “Oprah Winfrey Show”, um dos talk shows mais famosos da história. Usando objetos do Winfrey’s Harpo Studios em Chicago, onde o programa foi filmado, essa seção foca na evolução do show e da variedade de assuntos e convidados, e como isso a possibilitou explorar problemas sociais como racismo e igualdade de gêneros.

A última parte da mostra olha para o papel de Oprah como influenciadora cultural nos filmes que ela fez, livros que promoveu e em seu trabalho filantrópico.

“Essa deve ser uma exposição popular tanto pelo impacto da pessoa [Oprah], mas também porque nos permite pensar sobre uma mulher que não possui o padrão de beleza televisivo e que, mesmo assim, criou um império midiático e se tornou uma empreendedora de sucesso”, diz o diretor do museu, Lonnie G. Bunch III.

A exposição segue aberta até junho de 2019. 

(foto: Getty Images)

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024