Top

Museu nos EUA abre exposição dedicada à vida e obra de Oprah Winfrey

Que Oprah Winfrey é uma das maiores celebridades norte-americanas, isso não há dúvidas. Mas para consolidar o fato, a vida e obra da apresentadora será tema de exposição no National Museum of African American History and Culture, em Washington DC.

Com inauguração nesta sexta-feira (8), a mostra “Watching Oprah: The Oprah Winfrey Show and American Culture” irá reunir clipes, segmentos de entrevistas, figurinos de filmes e fotografias pessoais de Oprah. A intenção da exibição é explorar o que influenciou a carreira da apresentadora e analisar como o seu trabalho moldou os Estados Unidos.

Os curadores Rhea L. Combs e Kathleen Kendrick trabalharam junto com a apresentadora e sua equipe para conseguir os empréstimos para a exibição e checar fatos e informações sobre sua história. “Nós damos um contexto para entender não apenas quem é Oprah Winfrey, mas também como ela se tornou esta figura global”, explica Kendrick para o jornal Washington Post.

A primeira parte da exposição explora a infância e começo de carreira da homenageada, e como as mudanças culturais dos anos 1950 e 1960 influenciaram a sua visão de mundo. “Direitos civis, movimento feminista e o panorama da mídia, ela é um ponto de intersecção de todos estes momentos”, diz Combs. “Assim, ela se torna alguém vanguardista, que discute assuntos da época, como racismo e orientação sexual”.

A parte do meio se aprofunda nos 25 anos do “Oprah Winfrey Show”, um dos talk shows mais famosos da história. Usando objetos do Winfrey’s Harpo Studios em Chicago, onde o programa foi filmado, essa seção foca na evolução do show e da variedade de assuntos e convidados, e como isso a possibilitou explorar problemas sociais como racismo e igualdade de gêneros.

A última parte da mostra olha para o papel de Oprah como influenciadora cultural nos filmes que ela fez, livros que promoveu e em seu trabalho filantrópico.

“Essa deve ser uma exposição popular tanto pelo impacto da pessoa [Oprah], mas também porque nos permite pensar sobre uma mulher que não possui o padrão de beleza televisivo e que, mesmo assim, criou um império midiático e se tornou uma empreendedora de sucesso”, diz o diretor do museu, Lonnie G. Bunch III.

A exposição segue aberta até junho de 2019. 

Mais de Cultura