Categories: Cultura

Marcelo Rosenbaum lança livro e doc sobre projeto na Várzea Queimada

Share

Por Carol De Barba |

Lembra da imersão do designer Marcelo Rosenbaum na Várzea Queimada, com o Projeto A Gente Transforma, que já foi assunto aqui em RG? Dois preciosos registros dele serão apresentados nesta quarta (29.06), o livro e o documentário “Várzea Queimada Matéria, Espírito e Inspiração”. O lançamento será no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, às 19h.

Leia mais: #RGentrevista Aláfia: “Defendemos o povo antes da cultura”, diz Eduardo Brechó

“Estou muito feliz, porque é um momento muito simbólico e bem magico da nossa jornada”, celebra Rosebaum. O livro e documentário materializam a profunda vivência que a equipe multidisciplinar do A Gente Transforma pode experimentar na comunidade de Várzea Queimada. “O filme apresente, põe para fora toda beleza que existe em Várzea Queimada. Tanto o documentário quanto o livro contam o nosso trabalho junto ao iPhan para reconhecer os saberes do lugar como Patrimônio Histórico”, explica o designer.

Durante o encontro, Rosenbaum ainda apresenta aos convidados um importante passo deste projeto: o lançamento do Instituto A Gente Transforma. O Instituto terá a missão de gerir o relacionamento com as comunidades parceiras, zelar por seus direitos relacionados à propriedade intelectual, conhecimentos tradicionais e repartição de benefícios, gerando assim fluxo econômico a partir da identidade cultural e ao mesmo tempo garantindo a salvaguarda dos direitos sobre o patrimônio cultural imaterial. “O Instituto nasce hoje como uma continuidade do projeto e do próprio Escritório Rosenbaum. Ele vai trabalhar com salvaguarda e proteção destes saberes, abrir possibilidades de envolvimento com a Várzea sob um olhar integral e sistêmico. Também vai criar relações com instituições governamentais e empresas através da nossa metodologia do design essencial”, descreve.

Além da Várzea, a iniciativa vai dar continuidade a outros trabalhos do Projeto A Gente Transforma, como aquele junto aos índios  yawanawá, no Acre, e também sairá em busca de novo saberes para preservar. “O objetivo é desenvolver e valorizar a cultura existente no Brasil”, resume.

Leia mais: Com Sonia Braga, “Aquarius” ganha primeiro trailer

A frente do Instituto, como diretora, estará Mônica Barroso. Formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, com MSc e PhD em Políticas Sociais pela London School of Economics, ela possui um longo currículo: atua há 15 anos no campo do desenvolvimento socioambiental no Brasil.

SERVIÇO
Lançamento do documentário de livro “Várzea Queimada Matéria, Espírito e Inspiração”
29.06, a partir das 19h
Sessões do doc às 19h30 e 21h

Foto: Diego Cagnato
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024