Top

Marcelo Rosenbaum lança livro e doc sobre projeto na Várzea Queimada

Por Carol De Barba |

Lembra da imersão do designer Marcelo Rosenbaum na Várzea Queimada, com o Projeto A Gente Transforma, que já foi assunto aqui em RG? Dois preciosos registros dele serão apresentados nesta quarta (29.06), o livro e o documentário “Várzea Queimada Matéria, Espírito e Inspiração”. O lançamento será no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, às 19h.

Leia mais: #RGentrevista Aláfia: “Defendemos o povo antes da cultura”, diz Eduardo Brechó

“Estou muito feliz, porque é um momento muito simbólico e bem magico da nossa jornada”, celebra Rosebaum. O livro e documentário materializam a profunda vivência que a equipe multidisciplinar do A Gente Transforma pode experimentar na comunidade de Várzea Queimada. “O filme apresente, põe para fora toda beleza que existe em Várzea Queimada. Tanto o documentário quanto o livro contam o nosso trabalho junto ao iPhan para reconhecer os saberes do lugar como Patrimônio Histórico”, explica o designer.

Durante o encontro, Rosenbaum ainda apresenta aos convidados um importante passo deste projeto: o lançamento do Instituto A Gente Transforma. O Instituto terá a missão de gerir o relacionamento com as comunidades parceiras, zelar por seus direitos relacionados à propriedade intelectual, conhecimentos tradicionais e repartição de benefícios, gerando assim fluxo econômico a partir da identidade cultural e ao mesmo tempo garantindo a salvaguarda dos direitos sobre o patrimônio cultural imaterial. “O Instituto nasce hoje como uma continuidade do projeto e do próprio Escritório Rosenbaum. Ele vai trabalhar com salvaguarda e proteção destes saberes, abrir possibilidades de envolvimento com a Várzea sob um olhar integral e sistêmico. Também vai criar relações com instituições governamentais e empresas através da nossa metodologia do design essencial”, descreve.

Além da Várzea, a iniciativa vai dar continuidade a outros trabalhos do Projeto A Gente Transforma, como aquele junto aos índios  yawanawá, no Acre, e também sairá em busca de novo saberes para preservar. “O objetivo é desenvolver e valorizar a cultura existente no Brasil”, resume.

Leia mais: Com Sonia Braga, “Aquarius” ganha primeiro trailer

A frente do Instituto, como diretora, estará Mônica Barroso. Formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, com MSc e PhD em Políticas Sociais pela London School of Economics, ela possui um longo currículo: atua há 15 anos no campo do desenvolvimento socioambiental no Brasil.

SERVIÇO
Lançamento do documentário de livro “Várzea Queimada Matéria, Espírito e Inspiração”
29.06, a partir das 19h
Sessões do doc às 19h30 e 21h

Mais de Cultura