Top

“É um choque para toda mulher perceber que não é prioridade”, afirma Mariana Ximenes sobre novo longa

Por André Aloi |

Mariana Ximenes estreia seu novo filme, “Uma Loucura de Mulher” nesta quinta-feira (02.05), nos cinemas brasileiros. No início da trama, ela tem um quê de “bela, recatada e do lar”. Porém, uma situação constrangedora a faz pegar bode do marido político. “Para qualquer mulher é um choque descobrir que não é prioridade”, explica. A global afirma que não se candidataria para nenhum cargo eletivo. Nem o de primeira-dama. “Não por opção”, ri.

Leia mais: Mariana Ximenes lança “Uma Loucura de Mulher” em São Paulo

Será que existem situações na vida em que ela, Mariana, está à beira de um ataque de nervos? “Agora, por exemplo. Ao estrear um filme, uma novela”, enumera, que além das telonas também está na TV na pele de Tancinha, de “Haja Coração”, na Rede Globo. “Estou parecendo calma, mas não estou. Eu tive insônia essa noite: juntou o filme, a novela. Dose dupla”, exclama. Ela ainda está em cartaz um outro: “Prova de Coragem”. Estou um pouco nervosa”, diz, explicando que na vida real é normalmente calma.

De Lúcia, essa nova personagem, Mariana fala que tirou uma lição: “a gente vem sempre nos colocando em questão, se questionando”. Aos 35 anos, acredita que isso faz parte de um processo. “A cada escolha de um trabalho, é um questionamento. Pra mim, funciona assim. Cada trabalho, paro e penso. O frio na barriga ainda está aqui”, contextualiza.

Leia mais: Aposta RG: Não Recomendados entoa e personifica o “doce protesto dos marginalizados e oprimidos da sociedade”

Ela acredita que tudo na vida tem sua razão, e se tivesse de colocar de lado a vida de atriz para se entregar a um amor, não seria tão fácil assim. “Nunca é um sim ou não simplesmente. Tudo é circunstância. No caso da Lúcia, ela estava em função de um amor. Você vai julgá-la? Eu não julgo. Amor é amor. No meu caso, eu não sei”.

Com tantas vozes femininas, engajadas, personagens como esta não ajudariam a reforçar o estereótipo de uma mulher apenas decorativa, para servir de pose para o marido? (Pausa para a resposta). “As mulheres, desde Simone de Beauvoir, têm conseguido uma voz muito ativa. Como mulher, vejo isso e apoio. Li recentemente que a protagonista de ‘House of Cards’ exigiu o mesmo salário de um homem (Kevin Spacey). Acho que tem essa colocação, essa valorização justa da mulher”.

Antes da nova novela, Mariana estava longe das produções globais desde “Joia Rara”, de 2014. Foi uma escolha: “agora estou superfeliz fazendo novela, mas busco temperar e projetos diferentes. Na verdade, calhou. As datas dos filmes são muito voláteis. Na verdade, aconteceu de eu poder ficar me dedicando ao cinema”.

Leia mais: Marina de la Riva faz show especial de Dia dos Namorados no Baretto

Começou, segundo ela, com o primeiro filme em que foi produtora, “Um Homem Só” (que ainda não lançou). Depois, fez “Prova de Coragem” e passou no teste para fazer “Zoom“. Pegou férias e ia fazer o filme de Cacá Diegues (“O Grande Circo Místico”), que atrasou, e fez uma participação no de Ruy Guerra (Quase Memória). Emendou este mais recente. “Acabou coincidindo com o cinema ocupar minha vida, de uma maneira muito prazerosa, fazendo parcerias e podendo participar de todo o processo”, pontua.

TANCINHA
Com a bênção da Claudia Raia (que interpretou Tancinha em “Sassaricando”, em 1987), Mariana Ximenes está se adaptando à personagem. “A gente só sabe o que está fazendo depois de um tempo no ar e ir experimentando”, sintetiza. A moça das 19h tem uma verve mais sexy e cômica do que personagens anteriores. “A Tancinha é isso, não quis buscar. Ela é sensual sem ser artificial e sem ser vulgar”, explica. “A personagem tem uma leveza muito boa. Estou colocando todo meu coração nela. Queria que as pessoas vissem assim”.

VIDA PESSOAL
Namorando há pouco mais de um ano o italiano Filippo Cattaneo Adorno, aos 35 anos, Mariana diz que não sabe se quer casar. Nem enfrenta pressão por causa disso. “Minha família já sabe como sou. Estou tão focada no trabalho. Pra mim, é assim: tenho mais três filmes pra lançar, uma novela pra fazer. Estou focada nisso”.

Mais de Cultura