Por André Aloi
A exposição Beatles Experience desembarca em São Paulo, entre os dias 24 de agosto e 11 de novembro, no shopping Eldorado. RG conta com exclusividade que os ingressos começam a ser vendidos na segunda quinzena de junho, pela internet. Os tickets custam a partir de R$ 35 (meia) frente a R$ 70 (inteira). Pelo vale-cultura, a entrada sai R$ 50.
Leia mais: SP: Exposição “Beatles Experience” vai recriar história através de objetos e cenários
A mostra vai recriar espaços que fizeram parte da vida do quarteto de Liverpool – como Abbey Road e o Cavern Club – com videomapping (projeção em vídeo 3D), e fará com que o espectador viva a experiência de ter visto os Beatles ao vivo. Além de ambientes, itens raros de colecionador (memorabilia), considerados o “santo graal”da banda estarão expostos.
Esta iniciativa foi firmada entre produtores Carlos “Branco” Gualberto (responsável, entre outros projetos, pela criação da Rock Street do Rock in Rio de 2012, dedicada à Inglaterra), Christian e Rodrigo Tedesco (do grupo Tom Brasil), sob curadoria de Ricardo Alexandre – estudioso dos garotos de Liverpool, esteve à frente de diferentes trabalhos editoriais, incluindo o livro “Beatles” (2003).
Inicialmente, o projeto de R$ 16 milhões passa pelo Brasil, mas uma parceria com um fundo londrino e o Visit Britain (empresa que ajuda a promover o Turismo na Inglaterra) deve catapultar o “museu vivo” a outros países, incluindo a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Há ainda interesse em trazer os últimos Beatles vivos, Paul McCartney e Ringo Starr, para a abertura mostra, ou então Yoko Ono (viúva de John Lennon).