Top

Documentário “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, é selecionado em Cannes

“Cinema Novo”, novo longa-metragem de Eryk Rocha (“Rocha que Voa”, “Campo de Jogo” e “Transeunte”), foi selecionado para a seção Cannes Classics, parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2016. A seção é voltada para filmes clássicos e do patrimônio do cinema mundial em cópias restauradas, além de filmes que homenageiam o cinema.

O diretor, que em 2004 também levou o curta “Quimera” para o festival, comemora. “Acredito que esse é um momento pertinente para o nascimento desse filme, que traz a força, a poesia e a política desse movimento que fecundou e inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil”, diz.

Leia mais: Flávio Rossi abre expo Ouroboros, na Luis Maluf Art Gallery

“Cinema Novo” é um filme-ensaio que investiga poeticamente o principal movimento cinematográfico latino-americano, através do pensamento dos seus principais autores: Nelson Pereira do Santos, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Cacá Diegues, Walter Lima Jr, Paulo César Saraceni, entre outros.

A produção concorre ainda ao prêmio L’Œil d’or (Olho de Ouro) que é entregue ao Melhor documentário do Festival de Cannes, escolhido a partir de todos os documentários selecionados em todas as mostras, oficiais e paralelas.

Leia mais: Veja quem curtiu o CCBB. Música. Perfomance, ao som de Liniker e Rico Dalasam

O júri desse ano é presidido pelo italiano Gianfranco Rosi, diretor de Fuocoammare, grande vencedor do Festival de Berlim 2016, e composto pelo jornalista brasileiro Amir Labaki, diretor do Festival É Tudo verdade; pela cineasta francesa Annie Aghion; pela a atriz belga Natascha Regnier e pelo o produtor francês Thierry Garrel.

Mais de Cultura