Categories: Cultura

“Estrada 47” resgata a história dos pracinhas brasileiros na 2ª Guerra Mundial

Share

Por Priscilla Gonçalves

Nesta quinta-feira (07.05), estreia nos cinemas brasileiros o filme “Estrada 47“, de Vicente Ferraz. O longa de ficção tem como pano de fundo a história de mais de 25 mil soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que deixaram o Brasil para lutar na 2ª Guerra Mundial.

Os “pracinhas”, assim denominados pelos livros de história, eram soldados de origem pobre, despreparados e tiveram que aprender na marra a lutar pela sobrevivência. Na trama – que é uma espécie de colcha de retalhos que une ficção, relatos históricos e cartas de ex-combatentes -, os soldados são interpretados por Daniel de Oliveira (Guimarães), Julio Andrade (Tenente), Francesco Gaspar (Piauí) e Thogun (Laurindo).

“Imaginar que há 20 anos atrás um exército latino americano de um país tropical mandou 25 mil meninos para o outro lado do Atlântico e ainda lutar contra o maior exército da história no pior inverno do século na Itália é algo surreal, mas existiu”, destaca o diretor Vicente Ferraz.

A inspiração de Ferraz veio de Rubem Braga e seu livro de crônicas sobre a 2ª Guerra Mundial que mexeu com a imaginação do cineasta. “Se você ler as 80 crônicas do livro, você vai imaginar 80 filmes diferentes, que vão desde as histórias mais humoradas até as dramáticas e trágicas”, explicou.

Mas nem tudo foram flores nas filmagens de “Estrada 47”: os atores trabalharam duro nas filmagens enfrentando a neve e colocando em prática os ensinamentos dos soldados da Força Expedicionária Brasileira – que explicou desde a elaboração de uma granada até o manuseio do equipamento mais moderno.

A preparação dos atores ainda continuou na Itália. Sob o comando do preparador de elenco Cristiano Durrot, os atores tiveram que se adaptar ao clima e às condições nada confortáveis do inverno europeu. Com co-produção Brasil-Portugal-Itália, uma equipe de profissionais estrangeiros e brasileiros deram as mãos para que a história parecesse mais a mais real possível.

“Eu não queria fazer um filme de guerra. O que me interessou de fato não foi o aspecto militar da história, mas aqueles brasileirinhos que atravessaram o Atlântico por várias razões e foram parar nesta guerra para combater o fascismo. As histórias se perderam no tempo”, justifica o diretor. Não mais…

 

Fotos: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024