Balenciaga by Suzy Menkes

Share

Por Suzy Menkes do International Herald Tribune

GETARIA, Espanha — No topo da colina acima desta cidade portuária medieval fica o túmulo de Cristóbal Balenciaga. Sua laje de granito é simples e nobre – assim como os vestidos esculpidos exibidos no novo Cristóbal Balenciaga Museo em Getaria, a cidade natal do magistral couturier no país Basco, na Espanha.

As rosas cor de creme sobre o túmulo são uma homenagem de Hubert de Givenchy, que descreveu Balenciaga como “meu ídolo” e foi o presidente-fundador da fundação que passou uma década trabalhando a fim de criar o ousado espaço de exposições aqui.

Na inauguração do museu, em junho, a Rainha Sofia da Espanha, recebida por um coral e por música folclórica basca, deu o selo real de aprovação ao estilista, filho de um pescador e uma costureira.

A mansão contígua ao museu modernista é um lembrete da história do couturier: era a residência de verão da Marquesa de Casa Torres, que permitiu que Cristóbal, com 11 anos de idade, copiasse seus vestidos parisienses. Ele ajudava sua mãe viúva e praticava na cidade vizinha de San Sebastián como alfaiate. Os 19 anos de Balenciaga como tesouro espanhol – quebrado pela guerra civil de 1936 — foram seguidos por mais de três décadas no topo da alta moda de Paris. Ele fechou sua maison em 1968 e morreu em 1972, aos 77 anos.

As senhoras da nata da sociedade espanhola – algumas das quais doaram vestidos ao museu – compareceram à estreia e compartilharam memórias do estilista. “Balenciaga era sério, mas tinha alegria de viver – lembro-me dele com minha mãe em Pigalle, morrendo de rir enquanto tomavam sopa de cebola”, contou Sonsoles Díez de Rivera, que foi à inauguração usando um impecável terno xadrez de 1965.

Mrs. Díez de Rivera, cuja mãe, a Marquesa de Llanzol, era amiga de Balenciaga, visitou o museu com a Rainha Sofia, contando-lhe anedotas sobre as obras em exposição: o gorro preto de sua mãe com plumas, seu próprio vestidinho de grávida com flores fúcsia, e o vestido rodado de sua mãe, da década de 1950, transformado para sua filha por Balenciaga com uma anágua escarlate.

Ainda mais impressionante é o vestido de noiva de Mrs. Díez de Rivera, de 1957, com seus bordados prateados inspirados nos vestidos das estátuas de Madonna em Sevilha. Outros vestidos de noiva em exposição incluem o lendário vestido de casamento com aplicações de mink de Rainha Fabíola da Bélgica, cuja família aristocrata espanhola passava os verões em Getaria.

O museu teve uma gestação complicada, com o ex-prefeito de Getaria acusado de desvio e de distribuir algumas das peças de Balenciaga para seus camaradas. Mas a Ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, se ateve ao investimento de 30 milhões de euros, que veio do estado e de regiões vizinhas, explicando que o museu foi planejado para “imitar Bilbao” e incentivar o turismo em Getaria, assim como o Guggenheim em 1997 transformou a cidade industrial vizinha.

Entre a geração atual de estilistas espanhóis, não há dúvida quanto sua veneração por Balenciaga – ou quanto a relevância do trabalho de Balenciaga sobre seu próprio.

“Balenciaga é a essência da Espanha”, disse Estrella Archs, atualmente se concentrando em sua própria grife após uma breve passagem pela Ungaro. “Há um lado que é bastante rústico e um lado bastante sofisticado em relação à Espanha”, disse. “Seu trabalho era sofisticado e muito puro – sua modernidade tinha a ver com ser muito simples, com uma modéstia e orgulho muito espanhóis”.

E a impressão geral do museu é positiva: um espaço amplo para exibir o legado de Balenciaga em sua terra natal.

“É fantástico”, disse a Rainha Sofia. “Depois de esperar tanto tempo, fico feliz por ter vivido para ver este lugar!”

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024