Categories: Cultura

A moça do Oscar

Share

Tocou o telefone lá no Rio de Janeiro. Jackie de Botton na linha. Chapa deste site, ela é um assombro. Participou da criação do coletivo OEstúdio, fez o branding de um milhão de marcas, criou a recente parceria entre a Osklen e a Riachuelo, virou produtora de cinema… e está concorrendo ao Oscar! Jackie é uma das produtoras executivas de Waste Land, ou Lixo Extraordinário, co-produção Brasil-Inglaterra que foi indicada nessa terça-feira (25.01) ao Oscar 2011 de melhor documentário. Sim, tudo isso.

“O Vik é um gênio”, corrobora Jackie, que divide a produção executiva do longa com Andrea Barata Ribeiro, Hank Levine, Fernando Meirelles e o casal Miel de Botton (prima dela) e Angus Aynsley, dono da produtora inglesa Almega. Jackie trabalhou no lançamento internacional do doc, estratégia que o levou a mais de 17 festivais. Em alguns deles, como o de Berlim, Jackie foi acompanhada de Tião, o catador de lixo que rouba a cena. Tião é um dos líderes do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável e sua história é das mais interessantes do filme. O cara virou um acontecimento – já é presença confirmada na caravana que vai buscar o homenzinho dourado em Los Angeles. E na festa que a turma brasileira vai dar por lá, possivelmente ancorada por um casal ligado ao showbiz – segredos que RG  ainda não pode revelar, mas vai te contar no tempo certo.

Sobre a carreira do filme, Jackie conta que TVs de quase todo o planeta já compraram direitos de exibição. No Brasil, ainda não está confirmado um relançamento, mas há boas chances – é de praxe dar novo fôlego a filmes indicados à estatueta mais cobiçada da sétima arte. “É um filme sobre coisas que precisam ser ouvidas: terceiro setor, inovação social, inclusão”, defende Jackie, absolutamente tomada pelo incrível anúncio. “O Vik fala no filme que ‘o momento onde uma coisa se transforma em outra é um momento mágico’. É sobre isso o documentário, sobre transformação. Não só do lixo em arte, mas de pessoas em gente. São as coisas que valem a pena”, reflete.

Pós-red carpet, Jackie já tem outro projeto na manga. Também uma co-produção internacional, também um documentário. Dessa vez sobre arquitetura. Pipocas em riste.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024