Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Que tal falar sobre o uso de antioxidantes no verão? De acordo com a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro, eles atuam protegendo a pele dos radicais livres que são gerados tanto naturalmente pelo próprio metabolismo humano normal (envelhecimento) quanto pela exposição a fatores como os raios UV, cigarro, álcool e poluição, por exemplo.
“Estes radicais livres são moléculas reativas de oxigênio capazes de danificar diversas estruturas celulares como o DNA, produzindo mutações que podem levar ao câncer, membranas e proteínas, como o colágeno. Estima-se que pelo menos 50% dos danos à pele são causados pelos radicais livres provocados pela exposição solar”, diz a médica.
Juliana explica que o nosso organismo possui alguns sistemas de defesa, como a vitamina C, vitamina E e glutationa que protegem e neutralizam os radicais livres. “Alguns destes mecanismos de defesa são inibidos pelos raios UV, ou seja, além de gerar radicais livres, a radiação solar inibe o reparo do organismo, e eles também tendem a diminuir com a idade, acelerando o processo de envelhecimento.”
Dentre os mais populares, a vitamina C, além de um ótimo antioxidante, tem papel essencial na síntese de colágeno e elastina, por ser cofator de enzimas importantes que agem na síntese dos aminoácidos que formam o colágeno. “Além disso, tem ação clareadora. Por esse motivo, é um ativo muito popular e atraente”, afirma.
O melhor horário para o uso, segundo a especialista, é sempre pela manhã, justamente pela ação protetora que possuem em relação à exposição solar.
Juliana lista os principais e melhores antioxidantes disponíveis e como eles atuam:
– Vitamina E
– Presente na pele, legumes e carne;
– Ação protetora quando usada antes da exposição solar.
– Vitamina C
– Papel essencial na síntese de colágeno e elastina, podendo anular os efeitos negativos da radiação UV na pele;
– Importante para regenerar a vitamina E.
– Chá verde
– Antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico;
– A concentração nos produtos não é padronizada (ele dá coloração ocre à formulação, portanto desconfie se o produto for branco e exibir o ativo no rótulo).
– Resveratrol
– Encontrado nas uvas, vinho tinto, nozes, frutas;
– Potente antioxidante.
– Polipodium leucotomos
– Derivado de uma espécie de samambaia;
– Presente em nutracêuticos e fotoprotetores.
– Picnogenol
– Por via oral é adjuvante no tratamento do melasma, aumentando a dose eritematosa mínima;
– Extraído de um pinheiro marinho da costa francesa.
– Niacinamida
– Tem ação anti-inflamatória, despigmentante e imunomoduladora, auxiliando no tratamento de hiperpigmentações.