Beleza

Especialistas dão dicas para quem sofre com olheira

Share

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Sabe aquela cara de descansada, o olhar vivo de quem teve uma noite tranquila de sono?  Ela é objeto de desejo de 10 entre 10 mulheres que sofrem com as temidas olheiras. Para elas, nem muitas horas de descanso são capazes de clarear as “manchas”, apesar de surtir o efeito reverso quando o descanso é pouco, como pontua o angiologista Thiago Rocha.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“As olheiras vasculares são causadas por vasos que ficam escondidos nas pálpebras inferiores, abaixo dos olhos. Elas têm origem genética, porém, desidratação e noites mal dormidas podem agravar o caso”, afirma o médico.

Truques caseiros, como bolsas de água gelada, ou até gelo, e as clássicas rodelas de pepino nem sempre são suficientes para melhorar o aspecto da região, isso porque a pele local acaba sendo mais fina e translúcida, como sinaliza a dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, Fernanda Porphirio.

“A coloração marrom arroxeada pode aparecer nesta região por causa de pigmento ou da hemoglobina que vem dos vasos e deixa uma coloração local. Lançamos mão de ativos antioxidantes, como vitamina C, que tem fator clareador, como uma forma de tratá-las”, explica Fernanda, especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center.

Vale ressaltar que é importante conversar com um dermatologista para ter o diagnóstico do tipo de olheira que você sofre, já que elas se dividem pelas que são marcadas por pigmentos de melanina e as que são por vasos sanguíneos abaixo dos olhos.

“A diferença entre elas é muito grande e o tratamento também se difere. O da parte dermatológica é mais voltado ao pigmento, porém, quando há a presença de vasos na pálpebra inferior, causados por questões genéticas, o angiologista é o profissional mais capacitado. Nesses casos, quando as olheiras são causadas pela questão vascular, usamos o laser ND Yag”, orienta Rocha.

Agora, se você acha que as olheiras aparecem apenas quando somos mais velhos por causa de noites mal dormidas, estresse e hábitos não saudáveis, a resposta é não. “Não existe idade certa para aparecerem. Em torno de 80% a 90% são por causas genéticas, sendo uma característica do corpo escrita no DNA da pessoa”, finaliza o angiologista.

Se você está em dúvida se as suas são vasculares ou por pigmentação, segue uma dica para diferenciá-las:

“Quando são vasculares, é um vaso roxo embaixo da pele. Quando são por melanina, são pigmentos que se acumulam nessa região abaixo do olho”, finaliza o médico.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024