Beleza

Beleza pode ter um up combinando procedimentos invasivos e não invasivos

Share

 

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A cirurgia plástica ainda é o padrão ouro para alcançar resultados estéticos, principalmente na face. “Rejuvenescimento facial aprimorado, escultura de mama e corpo e outros refinamentos são difíceis de serem realizados fora da sala de cirurgia, mesmo com o avanço tecnológico. No entanto, muitos tratamentos podem ser combinados – como se fossem parcerias entre os invasivos e não invasivos – para potencializar os resultados”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

“Um exemplo disso que vem cada vez mais sendo utilizado é a lipoenxertia. O paciente que fez a lipoaspiração pode se beneficiar dessa gordura retirada em outras áreas, como nos seios ou até mesmo na face, para dar volume, rejuvenescer e melhorar o brilho da pele”, acrescenta o médico.

O que a cirurgia plástica pode fazer

Segundo Farinazzo, a cirurgia plástica é ótima para “apertar” a pele solta, pois é possível removê-la fisicamente. “A estrutura subjacente do rosto também pode ser esculpida e apertada. E, em combinação com o enxerto de gordura, podemos melhorar sua face, mama e outras áreas do corpo, dando mais volume. Então é possível “esticar” e “esculpir”, aprimorando integralmente a aparência do paciente. A lipoenxertia geralmente tem o benefício de melhorar a qualidade, a cor e a textura da pele. Curiosamente, pacientes e cirurgiões plásticos notaram melhorias na qualidade da pele após a técnica”, explica.

Seja um lifting facial, de pescoço ou corporal após a perda de peso, ou ainda uma reconstrução mamária usando enxerto de gordura, muitos refinamentos modernos só podem acontecer com cirurgia real, segundo o médico, e não com um procedimento não invasivo ou em consultório. “Esses procedimentos devem ser feitos sempre em ambiente hospitalar, com anestesia local ou geral, dependendo da cirurgia a ser feita”, explica o médico.

Outro procedimento que deve ser feito apenas por cirurgiões plásticos é a rinoplastia. “Existe uma técnica chamada Rinomodelação, que não é cirúrgica e não tem resultado definitivo. Apesar de menos invasiva, ela usa preenchedores como o ácido hialurônico para modificar o nariz sem a necessidade de bisturi, mas pode apresentar resultados exagerados de preenchimento. Como o nariz tem grande influência na harmonia da face, a técnica de rinomodelação pode ser realizada por aqueles que ainda não se decidiram pela cirurgia, mas lembrando: seu resultado é temporário, já que o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo em até um ano e meio”, diz o médico, que é Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Hoje já existem diversas técnicas que dão resultado mais natural, como a rinoplastia preservadora. Ela diminui o trauma, o inchaço e o tempo de recuperação. Ela tem como objetivo corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz de maneira menos agressiva que a rinoplastia estruturada, técnica tradicional que, apesar de trazer bons resultados a longo prazo, exige longo período de recuperação e pode causar dificuldades caso seja necessária uma segunda intervenção”, explica o médico.

O que os tratamentos não cirúrgicos podem fazer

Graças à tecnologia moderna, não só podemos obter uma melhor qualidade da pele, mas também é possível obter uma pele mais firme (e mais estímulo de colágeno) com peelings químicos, tratamentos a laser, radiofrequência, microagulhamento e várias outras opções não cirúrgicas como os injetáveis. “Esses aprimoramentos geralmente são feitos em combinação com um lifting facial e lifting de pescoço, pois o rejuvenescimento da pele é vital para obter os melhores resultados”, diz Farinazzo.

Os cirurgiões plásticos também podem melhorar a longevidade da qualidade da pele com o uso de neuromoduladores, como a toxina botulínica, muitas vezes administrados após procedimentos de cirurgia plástica, como liftings faciais, para manter os resultados. “Isso é especialmente verdadeiro se as rugas da testa e os pés de galinha começarem a reaparecer anos após o rejuvenescimento facial por conta dos movimentos musculares repetidos na região”, diz o médico.

Em alguns casos, explica Farinazzo, o dermatologista pode ser um grande aliado na preparação da pele ou na manutenção do resultado, oferecendo técnicas de esfoliação da pele com peelings químicos, terapia a laser, microagulhamento, radiofrequência e muito mais. “Dependendo de seus desejos e anatomia, o cirurgião plástico pode recomendar terapias combinadas para alcançar melhores resultados. Mas, lembre-se sempre de buscar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, finaliza o médico.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024