Beleza

Veja 7 técnicas para evitar poros dilatados e manter uma pele lisa

Share

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Diminuir o tamanho aparente dos poros: esse é um desafio em tratamentos estéticos, uma vez que esse tamanho é determinado geneticamente. “Ele está relacionado ao tamanho da glândula sebácea subjacente, com glândulas maiores produzindo poros maiores”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A maneira mais rápida de reduzir a aparência de poros grandes é aplicar uma base facial com partículas que refletem a luz, como mica ou escama de peixe, mas definitivamente isso não resolve o problema. Abaixo, especialistas explicam as melhores maneiras de tratar.

Esfoliação com Sementes de Apricot

Apesar de não resolver definitivamente questões ligadas a poros extremamente dilatados, a esfoliação pode tornar os poros menos visíveis. “No entanto, o poro pode ser expandido por sebo retido e restos de pele. Esses materiais podem ser removidos para minimizar a aparência dos poros com o uso de dispositivos de limpeza facial mais recentes e um esfoliante”, diz a dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. Para obter os resultados desejados, você precisa esfoliar com segurança para evitar danos à pele. A esfoliação tem uma tripla tarefa: complementar a higienização, remover oleosidade (e células mortas) e desobstruir os poros. O ideal é utilizar esfoliantes não abrasivos que são ideais para hidratar e
higienizar o tecido cutâneo.

Sabonetes com Acneol SR

A acne obstrui os poros, o que pode torná-los mais visíveis. Usar um limpador com ácido salicílico pode ajudar. Nesse caso, ativos como Acneol SR, uma composição exclusiva de ácido salicílico, zinco, silício e enxofre, podem ser usados para ação seborreguladora, além de estimular a renovação celular.

Hidratantes com Miniporyl

Esse ativo é um extrato de trevo vermelho. “O ativo Miniporyl conta com a Biochanina A, um flavonoide potente antioxidante e inibidor da 5α-redutase, enzima responsável pelo aumento da oleosidade da pele”, afirma a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. Com isso, o ativo reduz o tamanho dos poros e a oleosidade, além de deixar a pele luminosa. Miniporyl pode inclusive estar presente em hidratantes para peles oleosas.

Retinoides em cosméticos noturnos

Eles são o que chamamos de ‘padrão ouro’ para redução de rugas em casa. “São derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. Retinóides é o termo genérico para todos esses derivados, incluindo retinol, que você pode encontrar em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição. De qualquer forma, consultar um médico é vital nesse caso. “Os retinóides podem suavizar a pele, reduzir poros, uniformizar a textura e atenuar manchas escuras. Mas com grande potência vem o risco de irritação. Para evitar vermelhidão e descamação (sinais de que a forma ativa do retinol, um composto chamado ácido retinóico, está trabalhando para produzir mais colágeno), existem estratégias como começar a usar um retinóide duas vezes por semana e, em seguida, um hidratante. Após algumas semanas, podemos aumentar o uso para três vezes por semana”, afirma a Dra. Roberta. E como os retinóides podem torná-lo mais sensível aos raios ultravioleta, os especialistas recomendam usá-los apenas à noite, quando você não está exposto ao sol. E no dia seguinte, não esqueça do protetor solar.

Pico Ultra 300

O laser de picossegundos Pico Ultra 300 é uma tecnologia diferente de praticamente tudo que existe no mercado, porque ele não tem uma reação fototérmica para fechar os poros. “Tradicionalmente, os lasers funcionam assim: a energia luminosa do laser chega até as camadas superficiais de pele e, quando atinge o seu alvo, é convertida em calor, em uma reação fototérmica. Já o laser de picossegundos não: é uma reação fotoacústica, porque o tempo de exposição é tão curto, que não transfere calor, não dá tempo. Apenas fragmenta o alvo em micropartículas que são absorvidas. Para tratar poros abertos, usamos uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois aplicamos o laser em cima; a tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. É algo muito inovador”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. A indicação é de duas sessões por ano, porque essa é uma tendência genética. “Após cada tratamento, a pele fica no máximo um pouco avermelhada, não fica edema e o paciente pode até voltar ao trabalho imediatamente. Não tem dor”, destaca.

Eletroderme + Pro Collagen

Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., a associação da radiofrequência microagulhada Eletroderme com o laser 2940 Pro Collagen resolve o problema com efeito benéfico sobre a textura da pele. “A radiofrequência microagulhada Eletroderme penetra profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. A temperatura da derme chega até a 70ºC, estimulando a regeneração celular por meio do processo de cicatrização, a proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da neocolagênese (produção de colágeno) e angiogênese (proliferação de vasos sanquíneos)”, explica o médico. Já o laser 2940 Pro Collagen age na derme estimulando intensamente o colágeno. Este novo colágeno melhora o tônus da derme fazendo com que os ductos das glândulas se fechem com melhora da sua aparência”, completa. A associação é feita da seguinte maneira: um mês é feito o Eletroderme, no segundo o Pro-Collagen. “Em três meses a melhora é exuberante e definitiva”, garante.

Total Remake

Os tratamentos rejuvenescedores a laser nem sempre precisam lesionar a camada mais superficial da pele – o que exige alguns dias longe das atividades diárias. Um exemplo é o Total Remake, um laser Erbium Glass com comprimento de onda de 1350 nanômetros. “Este laser tem afinidade pela água, sendo interessante para tratamentos onde a produção de colágeno é desejada. Esse é um tratamento não ablativo, ou seja, não faz furinhos na pele, mas age na derme promovendo coagulação, o que estimula colágeno”, explica a dermatologista Dra. Daniella Curi. Além dos poros abertos, o tratamento também melhora as cicatrizes de acne e a textura da pele, ajudando também a tratar linhas finas. Apesar de não lesionar a camada superficial, o tratamento não é indolor, mas o uso de anestésico tópico ou resfriador externo auxiliam bastante no manejo dessa sensação. No geral, são indicadas de três a cinco sessões, com intervalo mensal entre elas.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024