Categories: Beleza

Máscaras capilares:  saiba por que é importante hidratar o cabelo mesmo no frio

Share

Foto: Pixabay

Falta pouco para o inverno chegar, mas já podemos sentir a queda das temperaturas. Com isso, é preciso ficar atento aos cuidados com o cabelo que mudam a cada estação, porque as variações climáticas interferem na saúde dos fios.  As baixas temperaturas fazem com que tomemos banhos mais quentes e consequentemente o couro cabeludo perde o óleo natural, deixando os fios sem lubrificação e desprotegidos, além do uso excessivo dos secadores que também contribuem para ressecar o cabelo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Com a retirada do óleo natural, o cabelo fica com um aspecto ressecado e enfraquecido, podendo quebrar com mais facilidade e ter pontas duplas. Há casos em que o organismo repõe a oleosidade, deixando o cabelo com a aparência engordurada. Por isso, os fios precisam de cuidados especiais, que vão desde a lavagem até a reposição de nutrientes”, explica Jamar Tejard, farmacêutico naturopata com mais de 20 anos de atuação na área de saúde e beleza.

Segundo o especialista, a dupla água quente + secador faz com que o cabelo precise de hidratação extra. As máscaras capilares auxiliam justamente na reposição de água nos fios, necessária para que eles continuem resistentes, maleáveis e brilhantes. “Aplique as máscaras capilares de uma a duas vezes na semana, em casa, de acordo com a necessidade do cabelo. Aposte em produtos naturais, que são uma ótima opção para saúde capilar, pois eles apresentam muitas vantagens e quase nenhum efeito colateral.  A babosa, o óleo de coco, mel  e abacate são ingredientes ideais para repor os nutrientes nos fios durante a estação”, indica Tejard.

Mesmo para as pessoas com cabelos oleosos, a hidratação durante o inverno é importante, uma vez que é muito frequente a raiz ficar oleosa e os fios secos e danificados, devido a frequência lavagem, que tende a ser maior para controlar a oleosidade, e que acontece com banhos quentes, associada ao uso do secador. “Nesses casos, as máscaras e óleos de tratamentos devem ser aplicados apenas no comprimento dos fios, deixando a raiz livre”, orienta o especialista.

Além disso, Tejard recomenda aliar a hidratação com a lavagem com água morna ou fria, e caso seja necessário usar o secador, manter a temperatura certa. “A água quente danifica os fios e prejudica o efeito da hidratação. Usar o secador muito quente é outro hábito que danifica os fios e retarda os benefícios da hidratação. Coloque o aparelho no jato frio e a 30 centímetros da cabeça”.

A hidratação é feita de forma bem simples e pode ser feita em casa, basta aplicar a máscara capilar nos fios molhados e deixar agir por 10 minutos a 20 minutos, tempo necessário para os nutrientes serem absorvidos pelo cabelo.

Veja a receita de máscara capilar para fazer em casa indicada pelo especialista:

Para cabelo curto (se for para cabelo comprido , triplique as quantidades sugeridas )

Ingrediente

4 colheres de sopa de iogurte natural

1 colher de sopa de mel (esse mel deve ser diluído em um pouco água)

4 colheres de sopa de polpa de abacate maduro

1 colher de chá de óleo de oliva extravirgem

Modo de preparar

Amasse o abacate com os demais ingredientes e misture bem até formar uma pastinha e aplique em toda extensão do cabelo, deixe agir por até 20 minutos, após enxague bem, em água morna ou fria.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024