Beleza

Brasileiros têm consumido mais alimentos saudáveis; o que isso quer dizer?

Share

Foto: Divulgação

O brasileiro tem buscado uma alimentação mais saudável durante a pandemia do novo coronavírus, passando a consumir mais frutas, hortaliças e feijão. É o que indica o estudo NutriNet Brasil, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 40,2% para 44,6% no consumo desses alimentos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esse estudo demonstra uma preocupação maior com a saúde existente neste período. Ou seja, além das pessoas cumprirem as medidas de segurança e distanciamento, passaram a buscar por alternativas que fortalecessem o sistema imunológico e o bom funcionamento do organismo. Logo, o cuidado maior com a alimentação, com uma dieta balanceada, foi um fator com grande impacto nessas escolhas.

“A pandemia trouxe consigo mudanças na rotina, e muitas pessoas puderam ter uma oportunidade de colocar em prática hábitos saudáveis, movidos pela preocupação em tornar forte o sistema imunológico e cuidados com a saúde de forma geral, através da alimentação”, afirma a nutricionista Gabriela Barbosa ao Site RG.

De acordo com a Avaliação Nutricional da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% de todas as calorias consumidas pelos brasileiros vêm de alimentos in natura. Logo, de modo geral, o Brasil possui uma alimentação boa.

Essa mudança positiva na alimentação pode ser uma tendência. “É esperado que o hábito de se alimentar de forma mais saudável se torne uma tendência no pós-pandemia, visto que, ainda que silenciosos e pouco falados, os índices de obesidade, hipertensão e diabetes são crescentes na população brasileira”, acrescenta a nutricionista.

Como ter uma alimentação mais saudável?

Alimentos in natura e minimamente processados podem constituir uma alimentação saudável. Ou seja, são alimentos obtidos na natureza, incluindo carnes, e que passam por poucos ou nenhum processamento – secagem de grãos, moagem ou fermentação, por exemplo, que podem contribuir para a redução dos nutrientes e, consequentemente, sua qualidade.

Segundo a nutricionista, para tornar a alimentação mais saudável, é indicado o consumo de alimentos in natura, como “frutas, verduras, legumes e o consumo de comida caseira que por si só é mais saudável do que as que podem ser encontradas na rua”, explica Barbosa, que utiliza seu Instagram (@gabrielabarbosac_) para desmistificar temas voltados à alimentação e receitas que simplificam a alimentação no dia a dia.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024