Beleza

Aprenda a fazer esfoliação com produtos que você tem em casa

Share

Foto: Oz Seyrek/Unsplash

A esfoliação, além de ajudar a manter a saúde e uniformidade da pele, é uma das etapas fundamentais na rotina de beleza. O processo se tornou essencial na renovação da epiderme, eliminando as células mortas, impurezas, sebo e até resíduos da própria pele que se acumulam na superfície cutânea.

A esfoliação prepara a pele para receber cremes hidratantes e tratamentos, aumentando a permeabilidade de ativos para estes cuidados específicos. E as vantagens são uma pele mais macia, iluminada e lisinha.

“Estimula a circulação sanguínea e ajuda no controle da oleosidade ao desobstruir os poros. Entre outros benefícios, também podemos citar o combate à acne e aos pelos encravados, sem contar que deixa a cor da pele mais uniforme”, explica a dermatologista Natasha Crepaldi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mesmo com opções de produtos disponíveis no mercado, é possível economizar e fazer essa etapa da skincare em casa. Na esfoliação caseira, geralmente, é utilizado um produto granulado misturado a um hidratante ou emoliente.

“Os grânulos promovem a remoção das células pelo atrito enquanto o hidratante preserva a pele. A esfoliação também estimula a circulação sanguínea e facilita a penetração das substâncias”, diz a biomédica esteta Carolina Laplagne.

A especialista conta que o primeiro passo para fazer a esfoliação em casa é escolher um creme adequado à região: facial ou corporal.

Ingredientes com grânulos maiores e grossos são recomendados para o corpo e, os menores e mais suaves, para o rosto. Os movimentos devem ser leves, contínuos e sequenciais.

“Depois de terminar o processo, deve-se enxaguar a pele com água e aplicar um bom hidratante”, completa Carolina.

Ingredientes como sal grosso e açúcar cristal devem ser evitados, pois possuem partículas pontiagudas que podem agredir a pele. Para as misturinhas, óleos naturais e mel são bons hidratantes e recuperam a barreira cutânea.

“O bicarbonato de sódio em pequenas quantidades é útil na limpeza e clareamento. As farinhas e aveia também são indicadas para esfoliação corporal”, esclarece Natasha.

Segundo a dermatologista, a frequência da esfoliação facial vai variar de acordo com o tipo de pele. Nas oleosas podem ser feitas até duas vezes na semana, para evitar a obstrução dos poros e o surgimento de cravos e espinhas. Já peles normais e ressecadas o recomendado é de uma a duas vezes por semana, já que acumulam maior quantidade de células mortas.

Nas peles sensíveis pode ser feita a cada 15 dias. Para cútis lesionada ou com tendência à acne, o procedimento não é recomendado sem a supervisão de um dermatologista.

Já a esfoliação corporal pode ser realizada semanalmente em todos os tipos de pele durante o banho.

Outro ponto ressaltado pela médica Natasha está relacionado à validade do esfoliante caseiro: sem conservantes, não deve ser guardado para uso posterior.

“Há riscos de contaminação por bactérias, provocando foliculite e outras infecções cutâneas. Além disso, em peles oleosas, o excesso de esfoliação pode provocar um efeito rebote”, avisa.

Esfoliante corporal de aveia

– 1 colher (sopa) de fubá

– 1 colher (sopa) de aveia

– 1 colher (sopa) de leite em pó

– 1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer: misture os ingredientes até formar uma pasta e massageie suavemente o corpo durante o banho.

Esfoliante facial

– 1 colher (chá) bicarbonato de sódio

– 2 colheres (sopa) de creme facial

– um pouco de água

Modo de fazer: misture os ingredientes, aplique no rosto com movimentos suaves, deixar agir de três a cinco minutos, enxague e hidrate a pele.

Esfoliante de borra de café

– 2 colheres (sopa) de borra de café do dia

– ½ colher (chá) de óleo de coco

– 1 gota de óleo essencial de gerânio ou lavanda

Modo de fazer: deixe a borra de café secar completamente antes de misturá-la com os óleos. Aplique no rosto em movimentos circulares delicados e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com água abundante.

Esfoliante corporal com açúcar

– 1 colher (sopa) de fubá

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 2 colheres (sopa) mel

Modo de fazer: Misture tudo e aplique no local desejado no rosto ou no corpo, fazendo movimentos circulares pressionando levemente.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024