Categories: Beleza

Cuidados com a pele devem ser feitos com o auxílio de um profissional, alertam especialistas

Share

Olhar no espelho e desejar mudar algo é comum. Seja uma olheira, uma sarda ou até mesmo algo mais complexo como mexer no nariz. A cada ano que passa, o número de pessoas interessadas em procedimentos estéticos para rejuvenescimento aumenta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em 2019, o processo mais procurado no Google, de acordo com a plataforma de marketing digital SEMRush, foi a limpeza de pele, com 543 mil buscas. Em seguida, vem a bichectomia, com 529 mil pesquisas. No ranking, ainda aparece a depilação a laser, com 529, e o preenchimento com ácido hialurônico, com 513 mil procuras.

No entanto, é preciso escolher um profissional da área para seguir adiante com a ideia de realizar o procedimento, já que ele é capacitado para diagnosticar doenças de pele, unhas e cabelo e prescrever um tratamento adequado. A recomendação é feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e é possível encontrar dermatologistas no RJ, SP, BA, CE e em todos os outros estados brasileiros que são habilitados para isso.

“Cada paciente é único, e existem indicações e contraindicações para todos os procedimentos e tratamentos. A pessoa tem que ser amplamente avaliada, não somente na parte que ela quer realizar um procedimento. É preciso consultar, fazer exames, entender os benefícios e os riscos de cada passo. Então, procurar o dermatologista no começo é a melhor conduta”, reforça Alessandra Romiti, médica credenciada na SBD.

Para verificar a veracidade do registro profissional do médico, basta consultar gratuitamente o site do Conselho Federal de Medicina (CFM) e CRMs, e, no caso dos dermatologistas, também é possível checar pela plataforma da SBD.

Padrão de beleza

Para Ana Cláudia de Brito Soares, dermatologista membro da diretoria do Departamento de Dermatologia da Associação Médica de Minas Gerais, o padrão de beleza imposto pelas revistas e outros meios de comunicação tem gerado a necessidade de pertencimento, e algumas pessoas perdem o limite nas mudanças. “Excessos de procedimentos geram rostos caricatos”, afirma ela.

Esse padrão pode ser o responsável pela alta no número de procedimentos estéticos entre adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos, houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos. Apenas em 2016, o último ano em que a entidade realizou a pesquisa, 97 mil procedimentos foram realizados por adolescentes de até 18 anos.

foto: arquivo harper's bazaar

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024