Categories: Beleza

O tipo de pele pode mudar com o passar do tempo?

Share

Após consultas com o dermatologista e diversas pesquisas na internet você finalmente descobriu qual o seu tipo de pele e está usando os cosméticos adequados para manter a beleza e a saúde do tecido cutâneo em dia. Porém, mesmo seguindo cuidadosamente a rotina skincare ideal para seu tipo de pele receitada por seu dermatologista, mudanças podem ocorrer na textura, brilho e qualidade de sua pele com o passar do tempo. Mas, de acordo com o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, isso não significa que seu tipo de pele tenha mudado. “Ele é definido por fatores genéticos e, por esse motivo, não muda durante a vida. Porém, sua pele pode sim sofrer alterações de textura e aparência devido a fatores como alterações hormonais, alimentação, uso de medicamentos e até mudanças de estação. Peles oleosas, por exemplo, tendem a tornar-se mais ressecadas durante as estações mais frias, como outono e inverno. O que não quer dizer que seu tipo de pele mudou. Apenas significa que sua pele necessita de mais hidratação”, ressalta o médico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Outro fator que possui grande influência sobre as alterações que ocorrem no tecido cutâneo é o processo natural de envelhecimento da pele. “Conforme envelhecemos ocorre a quebra das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação à pele e uma diminuição na produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, além da reabsorção dos compartimentos de gordura do rosto. Como resultado, a pele torna-se mais ressecada, fina, flácida e sem brilho”, destaca o médico.

Também há uma influência hormonal, de forma que é comum mulheres na menopausa experimentarem mudanças. “Ocorre uma queda acentuada do estrogênio. Com isso, embora o ressecamento da pele seja o sintoma mais comum, existe a possibilidade também de mulheres apresentarem uma pele mais oleosa durante a menopausa. Com a queda desse hormônio, pode ocorrer uma acentuação da testosterona, que leva ao aumento de pelo, oleosidade e acne”, diz o médico.

A má notícia é que, por ser um processo natural do organismo, não há o que fazer para controlar o envelhecimento intrínseco da pele. Porém, é possível prevenir que esse processo ocorra precocemente ao tomarmos cuidado com os fatores externos e hábitos de vida que afetam a saúde e a qualidade da pele. “Fatores como tabagismo, falta de cuidados com a pele e, principalmente, a exposição solar desprotegida podem causar alterações na aparência e textura de nossa pele, acelerando o processo natural de envelhecimento e o aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez. Então, o ideal é tomar algumas medidas preventivas para ajudar a diminuir os danos que esses hábitos de vida e agressores externos podem causar na pele”, recomenda o dermatologista.

Ainda segundo o especialista, para prevenir alterações no tecido cutâneo é importante, por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente, evitar fumar, adotar uma dieta balanceada e manter-se hidratado, ingerindo, no mínimo, dois litros de água por dia. “Para manter a pele hidratada de maneira efetiva, as cápsulas com Fosfolipídeo de Caviar (FC Oral) são indicadas, pois tem alto poder anti-inflamatório e boa concentração de ômegas, garantindo hidratação de dentro para fora”, diz o médico. “A fotoproteção também é indispensável, devendo ser realizada diariamente através da aplicação de um protetor solar com FPS 30, que deve ser reaplicado a cada duas horas”, afirma. Por fim, os cuidados diários com a pele também são fundamentais. “Lembre-se de higienizar sua pele diariamente, pelo menos duas vezes ao dia. Apostar na esfoliação de uma a duas vezes por semana, dependendo de seu tipo de pele, também é interessante. E na hora da hidratação, para combater de vez as alterações causadas na pele pelo sol e outros agressores externos, vale a pena investir em cosméticos formulados com ingredientes antienvelhecimento, como os antioxidantes, moléculas que impedem a formação de radicais livres, principais causadores do envelhecimento cutâneo precoce. Para utilizá-los basta procurar no rótulo dos cosméticos ativos como Exo-P, Alistin, Resveratrol e as Vitaminas E, C e A”, diz o Dr. Jardis Volpe. “Procure sempre um médico, que poderá ainda prescrever fórmulas orais com Exsynutriment, Bio-Arct e Glycoxil para promover um efeito anti-idade de dentro para fora”, finaliza o médico.

Foto: reprodução/instagram/@bellahadid

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024