Categories: Beleza

Oscilações de temperatura em um mesmo dia podem estressar e desidratar a pele

Share

As oscilações de temperatura se tornaram uma característica comum durante este mês, principalmente no sudeste do Brasil. Em um intervalo de 24 horas, chegamos a enfrentar uma diferença de máximas e mínimas que podem chegar a 15ºC. Segundo o dermatologista Jardis Volpe, essa característica é extremamente prejudicial à imunidade do nosso corpo e também pode causar problemas de pele, por conta desse estresse constante.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“Quando falamos em estresse por conta das oscilações, estamos nos referindo aos estímulos que o meio ambiente dá à pele: enquanto o calor instiga a produção de oleosidade, o frio – aliado à baixa umidade do ar – retira até 25% da umidade da nossa pele, causando ressecamento”, explica o médico.

Segundo Volpe, o maior problema é que essas variações podem confundir nosso corpo e aumentar o estresse fisiológico, o que pode dificultar a regulação da ingestão de líquidos, causando desidratação, cãibras musculares e fadiga, além de deixar a pele com um aspecto cansado, sem viço e desidratada.

Para agravar a situação, algumas pessoas apelam pelo uso de aquecedores no período noturno, quando costuma ficar mais frio. “Esse aquecimento retira muita umidade da nossa pele, favorecendo ressecamento, vermelhidão, secura e irritação. A situação pode piorar se no dia seguinte a temperatura aumentar, pois a pele ficará mais oleosa e não necessariamente hidratada”, explica o dermatologista, que indica um reforço no hidratante e o uso de um umidificador de ar.

Para enfrentar esse problema, que também pode causar rachaduras na pele, Volpe indica cremes reparadores e altamente hidratantes, com substâncias que promovam hidratação imediata e duradoura. Outra boa dica é manter um procuto com antioxidantes e o protetor solar sempre por perto.

Para potencializar ainda mais o efeito do hidratante, o médico indica evitar contato com poeira, poluição do ar e lugares lotados: “Lave as mãos frequentemente com sabão e água morna, depois use um hidratante específico para a região. Também é importante lembrar de beber muita água”.

Outro cuidado é com relação à dieta, de forma que é necessário comer bem durante o almoço e o jantar, para ajuda o corpo a lidar com as flutuações de temperatura e resistir a infecções. “Prefira alimentos quentes durante o período noturno e alimentos frescos durante o dia. Chá e café devem ser evitados, pois ajudam a causar desidratação”, conclui o dermatologista.

Foto: Reprodução/Instagram/@provenskincare

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024