Top

Oscilações de temperatura em um mesmo dia podem estressar e desidratar a pele

As oscilações de temperatura se tornaram uma característica comum durante este mês, principalmente no sudeste do Brasil. Em um intervalo de 24 horas, chegamos a enfrentar uma diferença de máximas e mínimas que podem chegar a 15ºC. Segundo o dermatologista Jardis Volpe, essa característica é extremamente prejudicial à imunidade do nosso corpo e também pode causar problemas de pele, por conta desse estresse constante.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“Quando falamos em estresse por conta das oscilações, estamos nos referindo aos estímulos que o meio ambiente dá à pele: enquanto o calor instiga a produção de oleosidade, o frio – aliado à baixa umidade do ar – retira até 25% da umidade da nossa pele, causando ressecamento”, explica o médico.

Segundo Volpe, o maior problema é que essas variações podem confundir nosso corpo e aumentar o estresse fisiológico, o que pode dificultar a regulação da ingestão de líquidos, causando desidratação, cãibras musculares e fadiga, além de deixar a pele com um aspecto cansado, sem viço e desidratada.

Para agravar a situação, algumas pessoas apelam pelo uso de aquecedores no período noturno, quando costuma ficar mais frio. “Esse aquecimento retira muita umidade da nossa pele, favorecendo ressecamento, vermelhidão, secura e irritação. A situação pode piorar se no dia seguinte a temperatura aumentar, pois a pele ficará mais oleosa e não necessariamente hidratada”, explica o dermatologista, que indica um reforço no hidratante e o uso de um umidificador de ar.

Para enfrentar esse problema, que também pode causar rachaduras na pele, Volpe indica cremes reparadores e altamente hidratantes, com substâncias que promovam hidratação imediata e duradoura. Outra boa dica é manter um procuto com antioxidantes e o protetor solar sempre por perto.

Para potencializar ainda mais o efeito do hidratante, o médico indica evitar contato com poeira, poluição do ar e lugares lotados: “Lave as mãos frequentemente com sabão e água morna, depois use um hidratante específico para a região. Também é importante lembrar de beber muita água”.

Outro cuidado é com relação à dieta, de forma que é necessário comer bem durante o almoço e o jantar, para ajuda o corpo a lidar com as flutuações de temperatura e resistir a infecções. “Prefira alimentos quentes durante o período noturno e alimentos frescos durante o dia. Chá e café devem ser evitados, pois ajudam a causar desidratação”, conclui o dermatologista.

Mais de Beleza