Neste domingo (29), é comemorado o Dia do Batom, esse item tão indispensável na vida de quem ama maquiagem. O batom também é, provavelmente, um dos cosméticos mais antigos do mundo, sendo que existem indícios de pessoas tingindo os seus lábios desde 5000 a.C, no Egito.
Para celebrar a data, revelamos sete curiosidades sobre o batom. Veja!
1. Estigma
Na Grécia antiga, usar lábios tingidos era um sinal de prostituição. Já durante o Império Romano, o batom era indicativo de classe social e até mesmo homens usavam.
2. Segunda Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto todos os cosméticos foram racionados no Reino Unido, Winston Churchill deixou que batons continuassem em produção, porque ele sentia que o produto dava um boost na moral e confiança das inglesas.
3. Luta sufragista
Rose Schneiderman, Elizabeth Cady Stanton e outras feministas norte-americanas pintaram os seus lábios como sinal de protesto durante a marcha sufragista pelas ruas de Nova York, em 1912.
4. David Bowie
Batom não é um item exclusivo para mulheres e David Bowie sabia bem disso. O cantor inspirou uma geração de homens a experimentar um bom batom vermelho.
5. Cleópatra
Dizem que era preciso de 70 mil besouros para produzir 500 gramas da cor carmim que Cleopatra usava em seus lábios.
6. Longa duração
Foi um homem quem descobriu a fórmula de longa duração em batons. Hazel Bishop desenvolveu a tecnologia em um laboratória de pesquisa após a Segunda Guerra Mundial.
7. Diva
Elizabeth Taylor acreditava que o batom vermelho era a sua assinatura de estilo e, portanto, ela era a única que poderia estar usando a cor na boca em sets de gravação.
8. Mercado não para
De acordo com dados da L’Oréal, enquanto o mundo inteiro estava em recessão em 2008, as vendas de cosméticos cresceram em 5,3%. Desde então, pesquisas confirmaram que períodos de crise acabam influenciando mulheres a gastarem mais consigo mesmas.