Top

Coluna Aurê Costa: The seventies are back!

Por Aure Costa

Década onipresente no último inverno, os anos 70 seguem influentes nas coleções de verão 2015/2016.  Exótica, fluida, boêmia, “gypset” – essas são as palavras que devem dominar o mundo da moda nos próximos meses. O look hippie-chic da década já está à nossa volta e apareceu na apresentação das coleções Primavera/Verão 2015 nos principais desfiles do mundo.

A estética hippie, que ditou a moda na época com suas calças jeans flare, estampas florais e psicodélicas, bordados e brilhos, saias e calças com cintura baixa, texturas artesanais, bolsas de crochê, tinturas caseiras, batas, saias longas ou curtíssimas e uma cartela imensa de cores, volta com tudo. Das túnicas florais da grife Céline e calças boca-de-sino da Louis Vuitton às maxi-saias e turbantes da Saint Laurent, os anos 70 estão indubitavelmente de volta.

Leia mais: Os sapatos do inverno 2016

O look “gypset” dos anos 70 – combinação dos termos “gypsy” (“cigano”) e “jet set” (que remete à sofisticação) – é global, glamouroso, luxuoso, hedonista e extravagante. Ele evoca imagens como almofadas no chão e incenso, artistas plásticos, estrelas do rock e suas fãs.

Mas por que o hippie-chic volta à tona justamente agora?

O estilo dos anos 70 parece mais verdadeiro, mais honesto e mais humano, segundo Dennis Nothdruft, curador-chefe do museu londrino, à BBC Culture. Na atual era digital, as pessoas estão valorizando mais essas qualidades – e estão valorizando experiências e viagens. As grandes redes de confecções chegaram a um ponto de saturação – é por isso que o vintage está cada vez mais popular.

E os estilistas de hoje parecem querer se conectar ao clima autêntico e livre dos anos 70. Aqui no Brasil, podemos ver as pantalonas de cintura alta, vestidos soltos com pegada hippie, calça tipo pijama e tops com manga sino subiram na passarela da Lilly Sarti, Juliana Jabour e Ellus no revival classy da década.

*Aure Costa é Consultora de Imagem e Estilo certificada pelo Istituto Marangoni em  Milão e atualmente cursa Pós Graduação em Moda e Estética pela USP.

Mais de Moda