Top

Eloysa Simão: entrevista

RG conversou com Eloysa Simão, a nova diretora do Rio Summer

Calada ha tres semanas, desde que foi desligada pela Firjan da direcao do Fashion Rio e substituida por Paulo Borges, a empresaria Eloysa Simao, da Dupla Assessoria, desabafou sobre sua saida e conta novidades do Rio Summer, evento de moda cuja direcao geral assumiu na ultima quarta-feira, depois de assinar o contrato com a Maior, de Nizan Guanaes. Veja os highlights da conversa:


A Saida. Foi muito ruim, eu nao posso negar que foi um dia bem dificil. Eu tive nesse episodio apoio de todas as pessoas de quem eu esperava apoio. E claro que tem sempre uma ou outra que nao correspondeu, mas isso e humano. Ninguem tem obrigacao de apoiar ninguem. A questao nao e afetiva, nao e de melindre, nao e emocional. A questao e apenas de como voce comeca uma relacao e como voce termina uma relacao. Nao foram corretos nem elegantes comigo.


Forcas do mercado. Quem faz o mercado somos nos. O mercado nao e uma terceira pessoa hipotetica e contemplativa que independe de mim. Ele e fruto das nossas acoes e reacoes. Esse mercado que as pessoas as vezes retratam como um ser que nao respeita as pessoas, que nao leva em consideracao lealdade, que nao tem parceria eu nao conheco. Ha formas e formas de se colocar. Por um lado foi desagradavel, foi chato, chocou a mim, chocou a minha equipe e a todas as grifes que souberam pelo jornal, pela sua coluna (a coluna de Bruno no jornal O Dia). Houve um momento em que ninguem sabia o que estava acontecendo, um ligava para o outro. Por isso parei atender telefone, parei de falar com as pessoas, porque eu realmente nao sabia o que estava acontecendo. Eu nao queria ser mais um elemento de confusao naquilo tudo. Muita gente me ligou emocionada.


Fashion Business. Ele e um evento da Dupla e da Escala que tem um compromisso com o mercado de realizacao da proxima edicao junto ao Fashion Rio e que a gente pretende honrar da melhor maneira possivel. O nosso objetivo nao e causar nenhum prejuizo ao mercado, muito pelo contrario. Eu quero que essa edicao seja muito bem sucedida, que as pessoas saiam de la felizes, que vendam. A cada edicao, o Fashion Business tem aumentado de dez a quinze por cento. Na ultima, o crescimento foi menor por causa da crise, mas houve crescimento. Vendemos R$ 350 milhoes. Neste verao, teremos cerca de 150 participantes, com tambem uma expectativa de crescimento. O Minas Trend Preview, por exemplo, apresentou crescimento apesar da crise, de dez a vinte por cento. Na verdade, eu espero que tudo corra da melhor maneira possivel para todos. Eu realmente acho que a gente tem que olhar para frente, olhar para o futuro. O meu futuro tem perspectivas maravilhosas.


Rio Summer. Pela primeira vez, eu tive um convite de trabalho como este que o Nizan (Guanaes, dono do Rio Summer) me fez, que me deixou muito orgulhosa, porque e um cargo que ele criou, uma responsabilidade que ele colocou em minhas maos. Me deu carta branca para atuar, e claro com as diretrizes da direcao do evento, que e voltado para o mercado internacional. Ele mantem as mesmas caracteristicas que foram embrionarias, que sao vocacao dele: um evento voltado para o lifestyle brasileiro de alto verao, e e um evento que quer transformar o Rio de Janeiro na capital mundial do verao. Dentro disso, vamos trabalhar para que ele tenha mais conteudo, para que, desta vez, as marcas estejam mais preparadas para participar. Nao so do ponto de vista da passarela, mas do ponto de vista de negocios tambem. O show-room sera ampliado, voltado para o mercado internacional. O Grupo ABC e um grupo grande; seu braco de conteudo e entretenimento, a Maior, esta investindo, so este ano, no Rio de Janeiro R$ 150 milhoes. O Rio Summer esta com uma verba estipulada de R$ 15 milhoes. Isso e muito bom para o Rio de Janeiro e tambem para a Dupla, a minha empresa, que tem pela frente um novo desafio com um grupo que tem uma estrutura financeira, de marketing, visionario, ambicioso. Isso tudo esta me estimulando muito, eu estou extremamente feliz com o fechamento desse acordo. Tenho outras propostas de trabalho que eu estou analisando com muita parcimonia, porque eu nao vou ser concorrente de mim mesma. Estou indo com muito cuidado, ainda mais depois do que me aconteceu. Daquele luto de um mes atras, veio uma coisa muito boa, a abertura de um novo campo e o reconhecimento que o mercado teve da minha capacidade. Porque voce receber uma noticia e, em menos de 24 horas, voce ter tres convites para trabalho e maravilhoso.


Erros do passado. Teve, claro, mas quem nao olha para tras e nao reve seus atos deve se sentir muito dono da verdade.


Paulo Borges. E uma pessoa competente, fez a Sao Paulo Fashion Week, construiu o trabalho dele, eu o respeito, mas nao tenho uma relacao pessoal com ele. Espero que ele tenha o mesmo amor pelo Fashion Rio que eu tive todos estes anos, porque e um enorme desafio levar um evento de moda no Rio de Janeiro, que e uma outra realidade, completamente diferente de Sao Paulo. Da minha parte, nunca houve rivalidade. Do ponto de vista comercial, dar a operacao do Rio de Janeiro a mesma empresa que gere o evento de Sao Paulo deixa o mercado inseguro com uma serie de perguntas que todos ja se fizeram. E o mesmo que a federacao de futebol do Rio dar o nosso campeonato a gestao da federacao que cuida do campeonato de Sao Paulo. Ou as ligas das escolas de samba. Mas isso so o tempo vai responder.


Grifes que migravam do Fashion Rio Para a SPFW. Depende da maneira como foi feita a migracao. O Oskar Metsavaht, por exemplo, quando saiu daqui, ja estava com objetivos muito claros de ser uma marca de streetwear, de tirar essa coisa muito praia da Osklen. Ele conversou de maneira muito clara com a gente e nos fazemos negocios ate hoje, somos amigos. Tudo tem um inicio, tudo tem um fim. So depende do jeito como voce comeca e como voce termina. Algumas grifes sairam de uma maneira ruim, sem avisar direito, ou dizendo que estavam recebendo mais dinheiro la, que a gente nunca soube se era verdade, ou alegando outras coisas. Mas a maioria saiu legal.

Mais de Moda