Ligiana Costa apresenta o álbum “Sá, um oratório para a Terra” – Foto: Divulgação
A cantora, compositora e musicóloga Ligiana Costa lança nesta sexta-feira (21.10) nas plataformas digitais seu quarto álbum autoral. “Sá, um oratório para a Terra”, foi composto pela artista, com produção musical de Dan Maia e Gilberto Monte, e teve como principal fonte de inspiração o livro “Metamorfoses”, do filósofo italiano Emanuele Coccia.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A sétima faixa, “Flesh and Earth” (carne e terra, em português), vem acompanhada de um clipe poético que se inicia em preto e branco e vai ganhando cores à medida que as personagens se fundem com a natureza. Assista:
No novo álbum, Ligiana une duas de suas principais linhas de atuação: o universo lírico e a pesquisa em torno da voz em suas diversas possibilidades. Aproximando a música popular da erudita, o experimentalismo do lirismo, a voz é a base musical do disco em coro, em experimentação de vocalidades, como acompanhamento, em solo. Além das 30 vozes envolvidas, sons eletrônicos foram criados para dialogar com essa vocalidade ampliada, na busca de criar uma floresta sonora ancestral e atual.
“O fluxo de vida contínuo e imemorial que atravessa todos nós, desde o início dos tempos. Surgida há bilhões de anos, a partir da geração cósmica do universo, ‘Sá’ a sábia anciã atravessa o tempo-espaço para pousar no planeta Terra. Em um oratório episódico acompanhamos o movimento dessa energia originária em eterna metamorfose. Nesse percurso, acompanhamos a transformação de ‘Sá’ em árvore, pássaro, mar, concha, criança, mãe, pedra, até chegar no instante presente, em que se vê ameaçada pela destruição, por nós”, explica a artista.
O espetáculo, que marca a estreia deste novo trabalho, acontece dia 25 de outubro, no palco do Theatro São Pedro, em São Paulo. Com direção cênica de Cibele Forjaz, libreto escrito por Ligiana em parceria com Sofia Boito, o oratório terá a participação de Marina Decourt, Bruna Lucchesi, Eddu Ferreira, Dan Maia, Gilberto Monte – artistas que a acompanham desde “EVA”, seu último projeto -, além do Coral Jovem do Estado de SP e da performer Maura Baiocchi.