Jofrancis – Foto: DIvulgação
A cantora e compositora Jofrancis acaba de lançar lança mais um single com foco no empoderamento feminino. “Dona da Banca” pretende discutir a força do feminino e suas questões em relacionamentos baseados na cultura machista. O conteúdo da nova música vem contestar as relações baseadas em mentiras e que são, muitas vezes, colocadas em um lugar de realidade paralela pelos homens. “Não dá pra viver com mentira e agir como se nada tivesse acontecido”, revela a artista, que se inspirou no tema em seus próprios relacionamentos amorosos.
A música também aborda questões da força feminina e o quanto os homens podem ter uma insegurança em lidar com isso. “Espero que as mulheres que escutem essa música se empoderem de si mesmas, de suas histórias e reconheçam que são donas da sua própria banca.”
A artista também prioriza trabalhar com mulheres em todo o processo criativo e direção dos clipes. Na equipe, Jô convidou para dividir o processo criativo as diretoras e cineastas Ananda Torres e Solana Llanes, de Florianópolis, e puderam acompanhar as gravações em Anitápolis, Santa Catarina. Além das da direção e fotografia também ocupam o lugar na equipe uma stylist, uma designer, uma maquiadora e visagista e uma coreógrafa.
O clipe de “Medin” também foi dirigido por duas mulheres. “Em 12 anos de carreira eu percebi que dificilmente encontrava mulheres em posições que não fossem cantando ou dançando e busquei trabalhar com musicistas e diretoras que fossem mulheres. Além do discurso de incluir mulheres no mercado de trabalho, temos que buscar agir em prol disso”, completa.
Seu som é uma mistura de pop dançante, com um toque abrasileirado e latino, com fortes influências de Shakira e Anitta, que acompanham a carreira da cantora. Conta que seu público se identifica muito com sua estética pois não se vê em um padrão de beleza. “Trabalho com pop comercial, mas não estou dentro do padrão de beleza que é muito forte no gênero, com isso atraio um público que se identifica e também pela qualidade do meu trabalho e pelas questões feministas que abordo”, conta a compositora.
O conceito deste novo clipe é trazer um pouco da realidade dos contos de fada sem infantilizar o conteúdo, porém com a presença de personagens que fazem alusão ao ícone da mentira, como o Pinóquio e também a Fada Azul. Por isso a escolha da bucólica Anitápolis para ser a locação. O clipe é uma continuação de “Medin”, que une duas vertentes, as mulheres chamadas de Virgens da Guerra do Contestado, maior guerra civil do Brasil no século 20 e a Lenda da Bruxa de Curitiba.
“Medin enaltece o poder feminino, misturando pop, latinidades e brasilidade, trazendo no clipe dois conceitos históricos sobre mulheres poderosas e uma nova possibilidade visual para o pop brasileiro deixando de lado padrões de beleza”, finaliza.