Top

Yara Charry lança clipe de “Você é Linda”, de Caetano Veloso; leia entrevista

Yara Charry – Foto: Giselle Dias

A atriz, cantora e compositora Yara Charry é uma artista multitalentosa. Franco-brasileira, de 24 anos, participou de “Velho Chico” e  “Malhação – Vidas Brasileiras” e do programa “Popstar”, todos na TV Globo. Sua veia musical é forte, e ela acaba de lançar uma versão para “Você é Linda”, de Caetano Veloso, feat com Gabriel Fuentes.

Nascida e criada na França, ela tem um amor profundo pelo Brasil, onde firmou residência e pretende tocar suas carreiras. “O carinho e a alegria dos brasileiros foram o que mais me marcaram quando cheguei ao Brasil. Uma alegria de viver que mostra o jeito e a cultura brasileiro de cara”, diz.

Formada em  moda, estilismo e marketing da moda, na França, e na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio de Janeiro, ela acumula várias habilidades e chegou a trabalhar como modelo em Paris. Ela também estudou dez anos de balé, o que ajuda e muito em suas performances, tanto como atriz como cantora.

Apesar de a música ser uma novidade para o público, para Yara ela não é. A atriz começou a frequentar o Coral de Paris ainda criança. E lá permaneceu por dez anos. O canto sempre fez parte de sua vida e, desde o ano passado, ela vem resgatando esse elo importante.

Yara criou um projeto musical exclusivamente para as suas redes sociais e YouTube. Neles, ela posta as regravações com clipes bem produzidos. É o primeiro passo antes de lançar um álbum com composições autorais.

Yara Charry e Gabriel Fuentes – Foto: Giselle Dias

“Tive essa ideia de criar esse projeto para me conectar mais com o público, escolhendo músicas que eu gosto e onde eu poderia realizar diferentes versões musicais. Mostrar um pouco mais de mim e do meu jeito”, conta a atriz, que veio para o Brasil a convite da Globo, para participar da novela “Velho Chico” (2016), e ficou de vez.

A carreira como atriz é uma prioridade e seguirá paralelamente à música. “Sou apaixonada pelo o que eu faço e determinada a realizar grandes projetos no audiovisual”, diz Yara, que está no elenco de “Lulli”, filme de sucesso da Netflix, que estreou em dezembro passado.

Totalmente focada no trabalho e solteira, a artista dá a dica para quem quer conquistar o seu coração: “É preciso me fazer rir, gostar das mesmas aventuras que eu, como viajar, gostar de culinária e ser uma pessoa divertida e atenciosa”.

Leia a seguir entrevista que RG fez com Yara.

Você é francesa, filha de uma mãe brasileira e um pai francês. Em algum momento, você lidou com um choque de cultura entre Brasil e França?

Sim, com certeza. Sempre é diferente culturalmente quando você muda de país, ainda mais para um país tropical. Mas não foi um choque negativo, foi uma descoberta de uma nova cultura maravilhosa.

Como foi que a sua mãe introduziu a cultura brasileira na sua casa? 

Ela sempre falava em casa um pouco em português comigo, com o meu irmão e o meu pai para gente poder aprender. Isso foi o primeiro aprendizado de uma nova língua para mim.

Yara Charry – Foto: Giselle Dias

O que é que você mais gosta no Brasil? E na França?

O carinho e a alegria dos brasileiros, que foram os que mais me marcaram quando cheguei ao Brasil. Uma alegria de viver que mostra o jeito e a cultura brasileiro de cara. Eu sou nascida e criada na França. Eu gosto muito de lá também.

Você pensa em voltar definitivamente para a França?

Se eu tiver um projeto, com certeza poderia voltar a viver na França. Eu sou uma pessoa que viveria em qualquer lugar do mundo para exercitar a minha profissão, que eu amo.

Por causa da Globo, você veio para o Brasil fazer “Velho Chico”. E ficou. Acredita que vir sozinha, com 18 anos, te fez amadurecer?

Sem dúvida alguma. Além de mudar de país, pela primeira vez eu morei sozinha e entrei na vida profissional. Aconteceu tudo junto e muito rápido. Isso acaba fazendo você crescer e amadurecer.

Você vem lançando músicas que são de artistas consagrados. Como surgiu essa ideia?

Depois do “Popstar” (programa da TV Globo), tive a ideia de criar esse projeto para me conectar melhor com público, escolhendo músicas que eu gosto e com as quais eu poderia realizar diferentes versões musicais. Mostrar um pouco mais de mim e do meu jeito. Foi uma experiência incrível o “Popstar” e reviveu o meu lado musical.

Por que escolheu “Você é Linda”, de Caetano Veloso, para lançar agora em março?

Foi uma música que sempre gostei e que é de um cantor brasileiro consagrado, que eu admiro, e que representa a MPB.

O público te conhece mais como atriz. Você está focada agora em mostrar o seu talento musical?

Essa parte musical  sempre esteve em mim. Eu estou curtindo bastante mostrar meu talento musical. A atuação não sai do meu foco. É o que eu amo fazer. Conciliar os dois é o que estou planejando hoje.

Você está preparando algum material autoral? Pode contar um pouco sobre o que podemos esperar?

Sim, eu estou. Atualmente estou realizando esse material em Paris. Vem novidades bem legais e diferente do que já fiz antes. Pode esperar ainda mais novidades musicais.

Yara Charry – Foto: Giselle Dias

Tem desejo de fazer um feat com algum artista? Pode-nos contar a sua lista dos sonhos?

Sim, seria um prazer. E a minha lista é longa (risos). Alcione, Caetano, Ivete Sangalo, Iza, Jão e tantos outros que eu admiro. Lá fora, tem Dua Lipa, Miley Cyrus, Shawn Mendes, Coldplay, John Legend… Artistas franceses também. Uma turma que eu amaria trabalhar.

E como fica a carreira como atriz? Você seguirá com música e interpretação paralelamente?

A carreira de atriz segue firme e forte. Sou apaixonada pelo que eu faço e determinada a realizar grandes projetos no audiovisual. Seguiria com a música quando não estou gravando algo.

Já tem algum trabalho na TV em vista?

Sim, já tenho, mas ainda não posso adiantar. São projetos que estão em andamento.

Yara Charry – Foto: Giselle Dias

Você está namorando? Se não, gosta de ficar solteira?

Não, eu não estou namorando. Estou em um momento bastante feliz da minha vida, dedicada ao trabalho, aos meus projetos.

O que é preciso para te conquistar?

Me fazer rir, gostar das mesmas aventuras do que eu, como viajar, culinária, ser uma pessoa divertida e atenciosa.

O que tira você do sério?

Falta de respeito.

Yara Charry – Foto: Giselle Dias

Nas suas fotos, você está com uma moto. Você sabe andar de moto?

Sim. Eu sempre fui apaixonada por carros e motos. Tirei a minha carteira de moto com 18 anos com a de carro. Hoje eu piloto uma grande moto, que eu amo.

O que gosta de fazer nas horas vagas para relaxar?
Ler, assistir filmes e séries, descobrir novas culinárias, massagem , esporte , jiu-jítsu, meditar vendo pôr do sol e passear com a minha moto.

Mais de RG TV