Top

Ayleen une a MPB e o jazz em cover de Chico Buarque; veja o clipe

Foto: Marcelle Fernandes

A música popular brasileira encontra o jazz no projeto Pop ‘n’ Jazz da cantora catarinense Ayleen, que acaba de lançar “A História de Lily Braun”, de Chico Buarque e Edu Lobo. Acompanhada do pianista Alexandre Lunardelli, ela apresenta um repertório sofisticado que parte das bases do jazz e se encontra com a bossa nova em versões vintage de músicas pop. A versão piano e voz tem sido apresentada pela noite de Florianópolis (SC), em bares, eventos e jazz clubs da capital catarinense.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A ideia era realizar uma série de vídeos pensada para trazer uma mistura entre o atual, representado pelo pop, e o antigo, com a estética vintage. Os tons de rosa e roxo no cenário e a maquiagem trazem referências da moda atual. Mas os vestidos, o piano de cauda e o traje formal do pianista remetem aos jazz clubs dos anos 1920″, explica Ayleen. Assim como a sonoridade vocal e o acompanhamento no piano também brincam com essas estéticas.

Nascida em Criciúma e radicada em Florianópolis, a jornalista por formação, Gabriela Dequech Machado, interrompeu suas atividades na área de comunicação para se dedicar exclusivamente à música. Foi quando Ayleen, nome artístico, iniciou os estudos em música, tendo passado por corais e até pela banda 4 Seasons Jazz Trio começou a mapear suas referências musicais e consolidou um repertório prioritariamente feminino, inspirado em cantoras e compositoras. Em 2021 lançou seu primeiro single “Each Other”, disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: Marcelle Fernandes

Saúde mental, feminismo, vínculos de amizade e relacionamentos são as pautas que embalam as batidas contemporâneas das próximas músicas de Ayleen. Seu primeiro contato foi ainda aos 11 anos, com estrelas da época como Britney Spears, Christina Aguilera e Destiny’s Child. Foi na adolescência que conheceu outros nomes femininos do rock, da MPB, do blues e do jazz.

“Sempre que precisava montar um repertório para shows me encontrava num dilema pois parecia que as músicas que eu gostava de cantar não ‘combinavam’ umas com as outras. Até que um dia percebi que o que eu amava era, na verdade, a voz das cantoras, sempre mulheres. Percebi que, sim, eram estilos musicais diferentes, mas sempre eram as vozes dessas mulheres fantásticas que me tocavam o coração.”, relembra Ayleen.

No projeto Pop ‘n’ Jazz a artista homenageia cantoras e compositoras que foram importantes na formação musical de Ayleen, e também busca desenvolver e apresentar ao público um pouco da experiência visual do show ao vivo da catarinense.

Mais de RG TV