Top

Gustavo Tubarão produz conteúdo na internet como válvula de escape: “Ajuda as pessoas e me faz ainda mais feliz”

Fotos: Divulgação/Leca Novo com styling de Bia Perdigão

Gustavo Almeida Freire, conhecido por todos como Gustavo Tubarão, é mais um fenômeno que explodiu nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus. Cria da internet desde meados de 2017, foi no ano passado que o jovem de 21 anos com estética de homem do campo – com botas de couro, cinto afivelado e chapéu na cabeça – conquistou o Brasil com seu sotaque arrastado e sua barba ruiva, tendo um pouco mais de 9 milhões de pessoas que o acompanham todos os dias.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nascido no sul de Minas Gerais, na gloriosa cidade de Cana Verde, quem vê o sorriso fácil e o brilho nos olhos nem imagina que a mente de Gustavo vive em um completo turbilhão: depois de perder um amigo próximo, entrou em um quadro de depressão e síndrome do pânico. E ele se supera a cada dia, com altos e baixos, e – sempre – compartilhando tudo na internet e contando para seus seguidores a verdade do que sente.

“Procuro sempre ser verdadeiro, mostrar quem realmente sou. Inclusive, quando não estou muito bem, compartilho isso porque as pessoas precisam entender que nós não somos robôs”, conta ele em papo ao RG.

Caminhando aos poucos na internet, ele já se acostumou com a enxurrada de mensagens que recebe e se prepara – ansioso – para viver um mundo pós-pandemia com fama e reconhecimento que a internet lhe deu. “Estou, de verdade, bem curioso para saber como vai ser pós-pandemia. Já estou sendo muito reconhecido, abordado na rua”, disse.

No papo a seguir, ele detalha seus sonhos como ator, conta que quer entrar em um reality show (mas que não é o momento, mesmo tendo recebi quatro convites), fala sobre cantadas que recebe de seus seguidores e ainda fala muito sobre saúde mental.

Fotos: Divulgação/Leca Novo com styling de Bia Perdigão

RG – Hoje, somando TikTok e Instagram, você soma mais de 9,2 milhões de pessoas te seguindo e acompanhando seu dia a dia. Como é a sua curadoria pessoal do que mostrar e compartilhar com quem te segue?

Gustavo Tubarão – Procuro sempre ser verdadeiro, mostrar quem realmente sou. Inclusive, quando não estou muito bem, compartilho isso porque as pessoas precisam entender que nós não somos robôs. Ninguém é de ferro. No geral, busco levar alegria para o povo que me assiste e me acompanha. Sempre gosto de passar uma energia e uma vibe boa para quem me assiste.

RG – Você está produzindo conteúdo na internet desde meados de 2017, mas só em 2020 que o sucesso – de fato – bateu na sua porta. Como é que você mede sua popularidade sem, nunca, ter vivido o auge da fama que é encontrar com fãs e seguidores em grandes eventos?

Gustavo Tubarão – Estou, de verdade, bem curioso para saber como vai ser pós-pandemia. Já estou sendo muito reconhecido, abordado na rua. Aqui em Cana Verde, o povo vem na porta da minha casa fazer tumulto. Muita gente mesmo! Sou abordado em shoppings nas cidades vizinhas. Isso porque estamos na pandemia ainda. Já deu para sentir o carinho das pessoas, mas estou curioso. Quem me ver, pode me chamar na rua porque sempre noto pessoas falando baixo, comentando. Só me chamar, quando me ver!

RG – Como você avalia o fato de ter ganhado fama em meio a maior crise humanitária das últimas décadas?

Gustavo Tubarão – É muito louco, né? Mas as pessoas encontraram na internet uma forma de não pirar mais ainda, e encontrei uma forma de me expressar, de não me sentir sozinho e de cuidar da minha depressão, do pânico e da ansiedade. Tem sido uma troca linda. Gravo vídeos porque gosto, porque é uma troca boa. Sempre recebo mensagens de pessoas contando que meus vídeos tem ajudado muito elas. É uma troca boa demais.

RG – Li que você fala sobre depressão por ter enfrentado pessoalmente este problema. No face to face, de que forma a internet e a interação com o público te ajudaram a enfrentar este problema?

Gustavo Tubarão – Hoje em dia, estou bem melhor quanto à depressão, acho importante falar sobre isso. Quando não estou muito bem, vou nos meus stories, falo que não estou tão bem, para que as pessoas verem que nós não somos de ferro e isso traz muitas pessoas que se identificam com aquela situação. Uso meus vídeos como uma válvula de escape e nunca imaginei que iria chegar onde estou hoje. Lembro que chorava em posição fetal e dizia para mim mesmo: ‘O dia que sair disto, vou tentar tirar o máximo de pessoas desta doença’. Vejo, hoje, que as pessoas me aceitam do jeito que sou e se identificam com minha história e com o que faço. Isso ajuda as pessoas e me faz ainda mais feliz.

Fotos: Divulgação/Leca Novo com styling de Bia Perdigão

RG – Se jogar na internet tem seus ônus e seus bônus. Como é que você lida com a onda de haters em cima de você?

Gustavo Tubarão – Graças a Deus, não sofro muito hate. Nunca sofri uma onda grande de ódio. Lógico que não tem como agradar todo mundo. Óbvio que tem sempre tem muita gente que não gosta, que fala mal, principalmente no Twitter, mas isso é normal. Não tem como agradar todo mundo. Não existe hoje um influenciador digital que consegue agradar a todos. A dica que eu dou é: até mesmo para manter minha saúde mental, parem de acompanhar conteúdo ou contas que vocês não gostam. Ao invés de jogar hate, acompanhem quem vocês gostam e sejam felizes. Não faz sentido as pessoas seguirem produtores de conteúdos que não gostam, e ainda falarem mal. É simples: se não gosta, não segue.

RG – Você é um cara muito bonito, com o corpo em dia e um estilo que chama muita atenção. O assédio do público é grande? Como você lida com isso?

Gustavo Tubarão – Você acha mesmo?! Eu fico até com vergonha, mas tem rolado isso mesmo. Confesso que até acho estranho e bom ao mesmo tempo porque eu não fico biscoitando na internet. Meu conteúdo não é voltado para isso. Mas eu acho engraçado esse carinho que recebo. Não é nada desrespeitoso e ajuda na autoestima, né?

RG – Essas cantadas partem mais do público feminino ou masculino? Você, como um homem heterossexual, como leva quando algum menino te canta no direct ou coisa do tipo?

Gustavo Tubarão – Olha, recebo carinho, elogios e cantadas de todo tipo e de todas as partes. Homem, mulher, tudo. Acho engraçado e até bom sinal porque significa que estou bonitinho e com um corpo legal. Hoje em dia, mal consigo ler meus directs porque chega muita coisa. Para mim, não tem diferença não, todo mundo é igual e respeito todos da mesma maneira.

RG – Já teve experiências homoafetivas? Tem vontade?

Gustavo Tubarão – Não tive nenhuma experiência e também não tive vontade, mas respeito demais todas as relações. Recebo carinho do público gay e fico muito feliz que eles vêem em mim uma figura sem preconceitos.

RG – E como é a questão do corpo para você? Você vê uma necessidade de malhar, de ter o corpo em dia, sente essa pressão estética ou é algo que você gosta?

Gustavo Tubarão – Eu não malho tem quase dois anos e também não tenho tido uma alimentação muito regrada. Sempre fui bem magro, mas penso que toda atividade física é muito bom para a saúde mental, principalmente. Particularmente, gosto muito de jogar bola e, sempre quando tenho tempo, vou jogar. Não tenho essa pressão estética, não. Faço academia quando dá e jogo bola porque quero e gosto.

RG – Tava lendo que você já chegou a fazer teatro. Você desistiu da carreira de ator?

Gustavo Tubarão – Eu não desisti, mas trouxe o aprendizado para os meus vídeos. Atuo de uma forma bem humorada, com minha essência, ali no meu Instagram. O teatro foi o que mais me ajudou muito na minha timidez e na minha ansiedade. Quem sabe algum dia rola de ir para os palcos, estou aberto a convites.

Fotos: Divulgação/Leca Novo com styling de Bia Perdigão

RG – Muitos influenciadores acabam indo para o ramo de atuação depois de bombarem na internet. Você já recebeu convites para filmes, séries, seriados ou coisas do tipo?

Gustavo Tubarão – Nunca recebi, mas estou muito aberto a isso. Acho que vai ser uma experiência diferente e, de verdade, desde criancinha, acompanho e sou viciado em novela. Quem sabe um dia, né?

RG – Vira e mexe, seu nome ventila entre possíveis participantes de reality show. Você já recebeu algum convite? Fará algum?

Gustavo Tubarão – Já recebi, sim. Já chegaram convites de quatro realities grandes mas ainda não é o momento. Quem sabe mais pra frente, tenho curiosidade de viver algo assim.

RG – A internet já te deixou rico?

Gustavo Tubarão – Não diria rico, mas com possibilidade de viver financeiramente dela. Conquistei minha independência financeira. Consigo comprar minha coisas, sair de casa, sem depender de ninguém e isso não tem preço.

RG – Qual sua relação com moda? Se importa com o que está vestindo e com grifes?

Gustavo Tubarão – Não existe muito, não. Não sei me vestir bem. Gosto de me vestir da minha maneira e tem gente que vem e fala que não está combinando, mas se eu estou gostando, está tudo bem. Não ligo para essas coisas de marca e de grife. Se eu vestir e gostar, está ótimo.

RG – Para encerrarmos, qual seu desejo para sua vida pessoal e para o Brasil para os próximos 6 meses?

Gustavo Tubarão – Meu desejo é que continuar produzindo muito conteúdo, fazendo o que eu mais amo e que eu siga ajudando pessoas a se sentirem bem, receber coisas boas e se identificarem comigo. Para o Brasil, só desejo coisa boa sempre. Sou muito apaixonado pelo nosso país, apesar de ainda não conhecer outros países. Sou bem patriota mesmo. Desejo que o brasileiro reconheça o quão rico nós somos. Temos muita coisa pra mostrar e, principalmente, meu estado de Minas Gerais. Tenho vontade de conhecer tudo aqui primeiro para, depois, desbravar lá fora.


Créditos
Texto: João Victor Marques @jovi.marques
Fotos: Leca Novo @lecanovo
Styling: Bia Perdigão @bia.perdigao

Mais de Cultura